Empreendedorismo

Sete em cada dez empresas não atingiram metas de vendas em 2022

O cenário político, econômico e a guerra na Ucrânia são apontados como uma das causas, mas o operacional das empresas foi um dos maiores desafios do último ano.

04 Abr 2023 - 13h10 | Atualizado em 04 Abr 2023 - 13h10
Sete em cada dez empresas não atingiram metas de vendas em 2022 Lorena Bueri

Segundo a pesquisa Panorama de Vendas, desenvolvida pela RD Station, em parceria com Tallos e Totvs, foram ouvidas 1,7 mil empresas de diferentes segmentos e portes, de todo o país.  

De acordo com a pesquisa, 71% das empresas brasileiras não alcançaram suas metas de vendas em 2022, o resultado é 11% pior em relação a 2021. O modelo de negócios B2C (aqueles que vendem diretamente para clientes finais) teve um resultado negativo: 60% não tiveram um desempenho satisfatório.


Grafico (Imagem: Depositphotos)


Empresas que participaram do estudo elegeram as principais iniciativas para melhorar o desempenho nas vendas: 74% acreditam em processos definidos e 70% concordam que com equipes bem treinadas, podem colaborar com o aumento das vendas. 

“A relação entre ter processos claros e um bom desempenho é quase unanimidade entre os participantes da pesquisa, em que 93% das empresas respondentes concordam que bons resultados dependem destes fatores. Entretanto, as análises mostram que ainda há um caminho a ser percorrido para termos resultados na prática: apenas 34% das empresas disseram ter um processo previsível, escalável e sustentável, e 29% não têm nenhuma frequência de acompanhamento de resultados definidos”, diz a Vice-Presidente de Revenue da RD Station, Erika Tornice

Um outro apontamento foi que o aplicativo de comunicação WhatsApp é o mais usado para contato com o cliente, cerca de 86%. O estudo ainda aponta que a tendência de uso do aplicativo para vendas seja ainda maior em 2023.

Outros canais de comunicação também foram citados: 63% usaram o telefone, 55% utilizaram e-mail, 40% fizeram visita presencial e 35% aderiram à videoconferência. 

Segundo a pesquisa Panorama de vendas:

  • Em relação a integração as equipes de marketing e vendas são 57% próximas, mas 85% declararam não ter um SLA (Acordo de Nível de Serviço) bem estabelecido;
  • Já sobre o faturamento esse ano, 69% das empresas projetam crescer entre 10% a 50%, diferente do ano passado que 67% das empresas tinham essa disposição; 
  • Algumas empresas deixaram de fazer o seus acompanhamentos de resultados, houve uma redução em comparação ao ano anterior que era de 25%, e esse ano é de 29%. 

 

Imagem em destaque: Depositphotos. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo