Mundo Animal

Serpente de três metros é capturada em cidade de Minas Gerais

Uma cobra Píton de quase 3 metros foi capturada neste último na cidade de Carbonita em Minas Gerais escondida em uma caverna, onde a mesma já tinha sido vista cerca de 15 dias atrás na região onde foi apreendida.

20 Mar 2023 - 10h54 | Atualizado em 20 Mar 2023 - 10h54
Serpente de três metros é capturada em cidade de Minas Gerais Lorena Bueri

Uma cobra da espécie Píton de 3 metros de comprimento foi capturada na tarde deste domingo (19) na cidade de Carbonita, perto das margens do rio Araçuaí, interior de Minas Gerais. A cobra estava perto de uma caverna, local de difícil acesso, onde havia sido vista a cerca de 15 dias atrás.

Essa cobra já tinha sido filmada e postado o vídeo nas redes sociais, no início do mês de março e as autoridades responsáveis assistiram ao vídeo e montaram uma equipe para o monitoramento e a consequente captura da serpente, que ocorreu neste último domingo.

O médico veterinário especialista em répteis, Aldair Pinto, que integrou a equipe de captura, afirmou que a espécie, que não é nativa do Brasil, será levada ao IBAMA nesta segunda-feira (20) para o centro de triagem de animais silvestres do instituto em Belo Horizonte. Após a captura, houve uma inspeção no local a fim de tentar achar ovos, porém não foi nada encontrado.


Equipes de resgate com a cobra encontrada em Minas Gerais - Foto: Reprodução/Twitter


Entendendo a espécie:

Essa espécie, a cobra Píton é originária da Ásia e da África, não são venenosas, são serpentes grandes e matam suas presas através do estrangulamento, assim como as jiboias e as sucuris. Se alimentam de peixes, aves e roedores, inclusive grandes répteis, como os jacarés, são exóticas e sua introdução no Brasil pode causar desequilíbrio na fauna por não haver predadores aqui. Ela causa um desiquilíbrio pelo alto poder de se procriar rapidamente, sem a necessidade de cruzamento, ou seja, sem precisar de outra cobra.

Essa já é a terceira cobra da espécie encontrada no Brasil nos últimos anos nas matas. Essa espécie está causando enormes danos ecológicos na Flórida, Estados Unidos, onde desde 2018 há uma caçada, autorizada pelo governo local, para tentar controlar esse aumento delas.


Cobra piton com a boca aberta porém sem veneno (Foto: Reprodução/Twitter/@choquei)


No Brasil, essa é a terceira espécie encontrada. No último dia 09 de março foi retirada uma Píton do Parque Nacional da Tijuca no Rio de Janeiro, na qual tinha sido solta, por engano pelos bombeiros, por achar que era uma jiboia. A outra cobra encontrada foi no ano de 2022 no Distrito Federal, e também foi solta por engano, dessa vez por Policiais Militares.

Foto Destaque: Cobra Píton. Reprodução/Twitter

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo