Moda

Serena Wiliams influencia a moda e usa modelos exclusivos para se expressar

A tenista de 40 anos se despediu das quadras, no Aberto, dos Estados Unidos, na última sexta-feira (2). Serena Willians foi ovacionada pelo público e deixa um legado como maior tenista do mundo.

3 min de leitura
05 Set 2022 - 15h00 | Atualizado em 05 Set 2022 - 15h00

Um pedido especial, Serena Willians junto ao departamento de design e moda da Nike desenvolveu uma série de looks para sua despedida das quadras. Na última segunda-feira (29), Willians entrou em quadra para disputar seu último aberto dos Estados Unidos, usando um vestidinho preto, com mangas compridas repleto de cristais formando uma verdadeira constelação, inspirado na patinação artística. Com a saia feita com seis camadas de tecido, representando seus seis títulos conquistados no US Open, seu tênis escolhido é uma versão personalizada do NikeCourt Flare 2, da Nike, que foi personalizado com 400 diamantes, lapidados à mão, com colocação de placas de ouro maciço entre os cadarços. Willians, que sempre gostou de joias e já fez aparições diversas em campeonatos, não deixou a despedida ser nada sutil: a tenista pensou em todos os detalhes e simplesmente brilhou em quadra nos dois sentidos.



Quem acompanha Serena, sabe que a moda não veio de uma hora para outra incluída em suas apresentações. Desde que começou sua carreira profissional, em 1995, Willians derrubou barreiras de raça, idade e origem, demolindo os velhos códigos de vestuário do tênis, usando esse fator com uma eficácia raramente vista entre os atletas, uma arma para promover mudanças. Tudo que ela vestiu, ao longo de sua carreira, foi aperfeiçoado e desenvolvido com tanto cuidado quanto seu saque “forehand”.

“O guarda-roupa dela em quadra era uma manifestação visual de seu lado divertido, de sua energia e de sua mentalidade de derrubar barreiras”, disse Gabriella Karefa-Johnson, a editora que estilizou a recente sessão de fotos de Williams para a Vogue. “Suas escolhas sempre foram calculadas para expressar sucintamente o ponto de vista de que as mulheres merecem ser vistas”, disse Tania Flynn, vice-presidente de design de roupas femininas da Nike.

“Como uma das raras mulheres negras no tênis, dotada de um histórico e um corpo que não se adaptavam às mitologias favorecidas pelo esporte, Williams estava ciente do número de olhos e de câmeras voltados para ela", disse John Hoke, vice-presidente de design da Nike, que trabalha com a tenista há quase 20 anos.

“Se ela era alvo de atenção, sua atitude sempre foi a de que era melhor ser o sujeito dessa atenção do que seu objeto”, disse Gerald Marzorati, autor do livro “Seeing Serena”, de 2021.

Se o seu interesse inicial era expressar uma certa alegria ao se vestir para os torneios, com inspirações em tendências de moda urbana, com uso de brim e tachas ou nas tendências das passarelas, com “mesh” e estampas, o tempo mostrou a transformação de uma mulher que exala poder suficientes para protestar contra injustiça e desigualdade, fazendo de Serena, uma ativista. “A importância da mensagem”, como disse Flynn, da Nike.


Alguns dos looks que Serena usou durante sua carreira (Foto:Reprodução/Pinterest)


Segundo Marzorati, “as coisas chegaram a um ponto em que ver Serena saindo do túnel para entrar em quadra e descobrir o que ela estava vestindo passou a ser um evento em si”. Apesar das atenções dos observadores estarem concentradas nas roupas, eles acabavam por absorver uma lição mais ampla. Serena mostrava que seu jeito de vestir desmistificava a mídia ao se expressar para multidão dessa forma.

Foto Destaque Serena Willians:Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo