Notícias

Senadores vão debater volta da exigência de visto de turismo para algumas nacionalidades

O Itamaraty, ministério encarregado das relações diplomáticas exteriores do Brasil, anunciou nesta semana que cidadãos da Austrália, Canadá, Japão e Estados Unidos serão obrigados a obter o visto de turismo para poderem entrar no Brasil.

31 Mai 2023 - 20h35 | Atualizado em 31 Mai 2023 - 20h35
Senadores vão debater volta da exigência de visto de turismo para algumas nacionalidades Lorena Bueri

O ministério encarregado das relações diplomáticas exteriores do Brasil, o Itamaraty, anunciou nesta semana que os cidadãos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão serão obrigados a obter o visto de turismo para poderem entrar no Brasil. A ação de exigência entrará em vigor a partir do dia 1º de outubro.

Durante o governo do ex-presidente, Jair Bolsonaro, a exigência da documentação para esses países havia deixado de ser obrigatória com objetivo de aumentar o turismo no Brasil. Mas acabou se tornando ineficaz e não obteve resultados após o início da pandemia do Covid-19 em março de 2020.

A recente decisão tomada pelo Itamaraty, no entanto, visa um princípio de reciprocidade visto que esses países exigem a documentação para turistas brasileiros. Ainda visando que a decisão venha estimular o turismo nacional pós-pandemia. Antes de 2019, o Brasil recebia aproximadamente 6 milhões de turistas por ano.


Turistas no Cristo Redentor. (Reprodução/Caribben News Digital)


O senador Jorge Seif (PL-SC) se expressou sobre a decisão afirmando que o processo de entrada dos turistas não pode ser burocrático, viso que o turismo em si estimula mais de 50 atividades no país.

Inúmeras tentativas de obter isenção de vistos de turismo para brasileiros nesses respectivos países foram feitas mas obtiveram nenhum sucesso, o que levou o Ministério afirmar que o Brasil não concede tal isenção unilateral de vistos para as visitas turísticas.

O senador Irajá (PSD-TO) afirma que pela condição da balança de turismo brasileira ser deficitária, essa decisão pode acabar sendo prejudicial para setores ligados ao turismo quanto para a economia. O senador apresentou um pedido de vista ao Itamaraty para que o assunto possa ser debatido com autoridades diplomáticas.

O pedido do senador Irajá foi aprovado pelo Itamaraty com a data da reunião prevista para ser agendada.

De acordo com dados do Ministério do Turismo, o ano de 2022 teve um dos piores desempenhos do mundo em relação ao turismo internacional no Brasil, ficando atrás do Continente africano.

Foto destaque: passaporte brasileiro. Reprodução/EBC.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo