Notícias

Semana de frio intenso é prevista para o Brasil, com possibilidade de neve e ‘chuva congelante’

Massa de ar frio favorecerá queda da temperatura em grande parte do país na próxima semana, principalmente na Região Sul onde há previsão de valores negativos.

3 min de leitura
12 Mai 2022 - 11h50 | Atualizado em 12 Mai 2022 - 11h50

De acordo com os serviços de meteorologia, a temperatura tende a cair expressivamente já nesta sexta-feira (13). Mas, é a partir deste final de semana que uma nova frente fria avança pela Região Sul do Brasil acompanhada de um ciclone extratropical no oceano e de uma intensa massa de ar polar, que se manterá ao longo da semana, chegando ao Centro-Oeste e Sudeste do país e alcançará até os estados de Rondônia e Acre. O frio mais intenso ocorrerá entre os dias de terça-feira (17) e quinta-feira (19).

Segundo a Climatempo, a massa de ar polar que já se espalha pelo Brasil junto ao ciclone que está no oceano trazendo umidade para o continente podem provocar “neve ou algum outro tipo de precipitação invernal” nas regiões mais altas da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.


Ilustração dos tipos de prcipitação invernal. (Foto: Reprodução/Tempo)


Também há chance de geada, entre os dias 17 e 22, para a Região Sul, o sul de Minas Gerais, Serra da Mantiqueira, alguns pontos de São Paulo, parte de Mato Grosso do Sul e até em Curitiba.

Esta previsão de frio intenso e atípico no mês de maio para o Brasil eleva as expectativas de algumas cidades do país baterem seus recordes de muitos anos, com temperaturas mínimas.

De acordo com o meteorologista Cesar Soares da Climatempo, os termômetros podem registrar temperaturas abaixo de 10°C na capital de São Paulo.

Além disso, há uma pequena possibilidade de nevar nas serras Gaúcha e Catarinense durante a noite do dia 16 e a madrugada do dia 17, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).   

 

Foto Destaque: Previsão é de frio intenso e atípico para o mês de maio no Brasil. Reprodução/ Hueliton Lima / São Joaquim Online.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo