"Seja corajoso, e não tenha medo de mostrar seu potencial criativo." - Felipe Bezerra e André Gurgel

Publicado 26 de Apr de 2021 às 13:20

Na Coluna de hoje tenho a honra de receber os criativos Designers e Arquitetos: Felipe Bezerra e André Gurgel. Com um trabalho incrível, ambos comandam a ‘MULA PRETA’, Estúdio de Design de Produtos, desde 2012, quando decidiram se associar pela grande afinidade na esfera criativa.


A 'Mula Preta' é comandada por Felipe Bezerra e André Gurgel. (Foto: Reprodução/Internet) 


Felipe Bezerra nasceu em Natal em 1970, é arquiteto graduado pela UFRN e dirige também o escritório Felipe Bezerra Arquitetos desde 2000.

André Gurgel é Designer com especialização em Design Gráfico Tridimensional e Visualização de Produtos, nasceu em Natal em 1988, e dirige também o estúdio de computação gráfica VirtuaCG.

André Gurgel afirma que “DESIGN é… a essência do produto com personalidade. Sua beleza está na margem entre arte e função. ” Essa é uma frase que resume bem o sentimento que traduzo nas peças. ” Já Felipe Bezerra resume seu trabalho com “muita transpiração e alguma inspiração."


 Felipe Bezerra e André Gurgel. (Foto: Reprodução/internet)


O nome é inspirado na música homônima de Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que é uma das figuras mais completas, importantes e criativas da música pop brasileira. Representa a cultura nordestina, o que é um respeitoso diferencial ao Design criativo do estúdio. Levando em consideração as ideias da associação e dos criadores, ele colecionou diversos prêmios em todo o mundo desde então.

André diz que “um dos traços fortes do nosso estúdio é a irreverência aliada sofisticação e funcionalidade, isso está muito claro no meu desenho. As referências estão em todos os lugares, a grande diferença está nesse "olhar". A fonte de inspiração para Felipe Bezerra circula mais no âmbito da sua infância e “e os objetos do dia-a-dia”.


Felipe Bezerra é Arquiteto e André Gurgel, Designer. (Foto:Reprodução/Internet) 


Desde o seu estabelecimento, a Associação de Criadores recebeu vários prêmios em todo o mundo. Como marca registrada, o material e a inspiração são usados ​​ao máximo, para que placas de metal e madeiras em perfeita simbiose com cactos, bolas, dunas de areia, plantas e frutas tropicais, para que produtos de Design luxuoso sejam altamente conceituados e reconhecidos pelos mais altos prêmios Internacionais.

A exemplo desses eventos, está o A’ Design Award & Competition italiano, onde a marca já acumula várias indicações, a maioria delas por criações tão inusitadas quanto uma cadeira que sugere uma bebida ou mesas de pebolim.


Alguns projetos de Cadeiras feita pela Mula Preta. (Foto:Reprodução/Internet)


 

Em 2018, a dupla exibiu mesa de centro Maremoto e cadeira Imbaré de Breton no lançamento da série Bossa Nossa Breton Brasil, que exibiu obras assinadas por 11 Designers renomados.



 Em fevereiro de 2019, eles apresentaram algumas novidades para a marca Sitti Design, como sofás e mesinhas de cabeceira. Em maio do mesmo ano, eles publicaram suas palavras desrespeitosas com três obras da série "British House" na Grã-Bretanha. A mais importante é a poltrona Modern Nona, cujo nome é ‘Modern’, que é expresso em inglês, e a italiana ‘nonna’ é usada em conjunto.

E um dos maiores desafios da carreira dos Arquitetos foi justamente a abertura da loja em São Paulo. “Entender o negócio, desde a escolha de sócios até o desafio de implementação, passando pelo modelo de negócio reformulado, foi sem dúvida um dos maiores desafios até hoje”, disse André Gurgel.



E em 2020, inaugurou a primeira loja da marca para a maior base de construção, decoração e Design de São Paulo. Além de agregar mais cultura brasileira, a dupla também disponibilizou ao público obras originais premiadas. A loja também possui um espaço exclusivo para as editoras Taschen.

Os Arquitetos ainda deram dicas para aqueles que estão ingressando na área da Arquitetura.

“Seja corajoso, e não tenha medo de mostrar seu potencial criativo. Participar de concursos é muito bom para um começo com visibilidade no cenário”, afirma André Gurgel. Já Felipe, acredita que os novos precisam suar, “que tenha muita transpiração, para que consiga desempenhar da melhor forma a inspiração. ”

 

(Foto destaque: André Gurgel e Felipe Bezerra. Reprodução/Internet)

Deixe um comentário