Notícias

Seis novos senadores dos EUA anunciam apoio à proibição do TikTok no país

Mais 6 senadores anunciaram apoio para projeto de lei que pode dar poderes para Biden proibir o TikTok nos Estados Unidos, com argumento que o aplicativo pode passar os dados dos usuários para o governo chinês.

19 Mar 2023 - 21h45 | Atualizado em 19 Mar 2023 - 21h45
Seis novos senadores dos EUA anunciam apoio à proibição do TikTok no país  Lorena Bueri

O banimento do aplicativo TikTok nos Estados Unidos deu mais um passo para frente, desta vez mais seis senadores deram apoio para o projeto de lei bipartidário que dará poderes para o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para proibir o aplicativo.

Os seis senadores se juntam a outros 12, liderados por Mark Warner, que anunciaram apoio ao projeto no começo de março.

Esta não é a primeira vez que o país tenta banir o aplicativo, em 2020 o ex-presidente Donald Trump tentou banir o TikTok, mas não obteve sucesso.

Porém, desta vez o movimento possui mais apoio, contando com 9 republicanos e 9 democratas financiando a decisão, com o argumento que os dados dos mais de 100 milhões de estadunidenses que usam o aplicativo podem ser passados para o governo chinês.

A força ficou ainda quando o jornal “Reuters” informou no final do ano passado que quatro funcionários da ByteDance, proprietária do TikTok, foram demitidos por suspeita de acesso indevido a dados de dois jornalistas dos Estados Unidos.


CEO do TIkTok, Shou Zi Chew, será ouvido pelo Congresso dos Estados Unidos. Bryan Van Dee Beek/Bloomberg

 

Ainda este mês, a ByteDance, o Tiktok e o seu CEO Shou Zi Chew, compareceram no Congresso dos Estados Unidos para depor sobre os acontecimentos. Porém, o aplicativo já se pronunciou nesta semana, relatando que o governo estadunidense está exigindo por uma alienação da participação dos proprietários chineses da empresa em troca da não proibição.

Esta semana, a Nova Zelândia já tomou uma decisão e baniu o TikTok dos dispositivos do trabalho de membros das Forças Armas, parlamentares e funcionários do Ministério das Relações Exteriores e Comércio. O Reino Unido já tinha feito a mesma decisão poucos dias antes de banir em aparelhos governamentais.

A Nova Zelândia e o Reino se juntam aos Estados Unidos e a Comissão Europeia na proibição da instalação do TikTok em aparelhos de trabalho do governo.

 

Foto destaque: Tiktok pode ser banido dos Estados Unidos. Reprodução/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo