Tech

Segundo pesquisa, 62% dos brasileiros preferem veículos elétricos

Custos de R$ 150 mil em veículos elétricos ou híbridos não assustam brasileiros e mais de 60% vem optando por esse modelo veicular que ganha cada vez mais espaço nas vias do país.

3 min de leitura
21 Fev 2022 - 21h06 | Atualizado em 21 Fev 2022 - 21h06

Conforme pesquisa, solicitada pelo Itaú Unibanco, mais de 50% dos brasileiros demonstraram interesse em adquirir veículo elétrico no futuro próximo. O resultado foi divulgado no dia 18 de fevereiro dessa última sexta-feira. O estudo foi realizado no mês de janeiro e a coleta foi retirada de, aproximadamente, 100 mil usuários, clientes da companhia.

Estima-se que 62% dos clientes entrevistados apresentaram fortes tendências a comprar os carros elétricos. A pesquisa apresenta uma margem de erro de 5 pontos percentuais. A busca por este modelo de automóvel vem crescendo nos últimos anos. Essa nova realidade de consumo do brasileiro tem atraído a atenção das grandes montadoras.

A pesquisa encomendada cita informações da ABVE (Associação Brasileira de Veículo Elétrico). Segundo a ABVE, o licenciamento de carros elétricos saltou para 2.5 mil em todo país. Essa mudança de comportamento revela uma elevação de mais de 90% quando comparada ao ano anterior. Hoje, o número de veículos desse porte circulando no país é de, aproximadamente, 80 mil.


Carro elétrico sendo recarregado em um posto de recarga. (Foto: Reprodução/Automotivebusiness)


Ainda, segundo a pesquisa, esse resultado representa somente dados referentes ao início deste ano, janeiro. Salienta-se também que os custos de veículos eletrificados e híbridos ultrapassam os R$ 150 mil no Estado brasileiro, entretanto, não provoca desânimo no consumidor interessado, é o que aponta a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Dessa forma, a frota de veículos elétricos vem ganhando cada vez mais espaço nas vias brasileiras. Traduzindo em números, 368 unidades de veículos elétricos foram fabricados, vendidos e licenciados somente no mês de janeiro. Os modelos híbridos correspondem a 2.190 unidades. No ano passado, conforme fonte, foram 140 unidades de veículos elétricos e 1.181 dos modelos híbridos. Por outro lado, veículos de modelo Flex tiveram resultados negativos, retrocedendo de 138,3 mil unidades para apenas 94,9 mil.

De acordo com a Anfavea, esses dados apresentam uma grande evolução para o setor. Mesmo que pequena. Em 2021, no mesmo período, os números indicavam crescimento em vendas de 1,8%, neste ano, 2,2%. Em 2020, 1% apenas. Em se tratando dos veículos de modelo a combustão, para 79% dos entrevistados pela iCarros, plataforma de venda de automóveis online, há um planejamento para a aquisição de veículos seminovos, usados.

Foto destaque: Veículo eletrificado Volvo XC40 PureEletric (Volvo). Reprodução/Garagem360

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo