O chocolate está no dia a dia da maioria dos brasileiros. Em época de páscoa é geralmente o momento para exagerarmos um pouco na dose e aproveitar para sair da dieta. É fato que usualmente ouvimos dizer que na verdade esse doce é um vilão, engorda, é calórico, causa vício e dependência. Porém, não se limita somente a isso, o neurocientista, Dr. Fabiano de Abreu Agrela destaca que o benefício do chocolate não fica restrito somente aquela sensação de prazer imediato.
Segundo o cientista, existem sete principais benefícios ao comer chocolate, claro que, com moderação e controle, sabendo exatamente o objetivo a ser atingido. Afinal, é como disse o pensador Paracelso: ”O que separa o veneno do remédio é a dose”.
A primeira vantagem, para ele, é a prevenção do Alzheimer, uma condição que avança cada vez mais com o aumento da expectativa de vida, essa demência pode ser retraída quando ingerimos antioxidantes presentes em certas plantas como o Cacau.
Cacau Show (Foto: Reprodução/ Twitter)
A segunda é a contribuição para a memória, por conta dos mesmos fatores do tópico anterior. O terceiro benefício é o aumento da libido, pois no chocolate há compostos que apoiam o desejo sexual. Além disso, o doce proporciona a melhora do humor, e a qualidade do sono, pois atua nos receptores responsáveis pela regulação de prazer.
A sexta serventia do chocolate, para nós, é o favorecimento do bem-estar, graças a um ácido graxo chamado de anandamina, essencial do ômega 6.
Por fim, o último benefício é a redução do estresse, já que o chocolate é uma fonte de magnésio, um importante composto para o estímulo da produção de endorfina, um dos hormônios de prazer do nosso corpo.
Portanto, nessa época de páscoa, não se sinta culpado por estar comendo um chocolatinho, afinal, ele não faz somente mal, mas lembre-se, coma com moderação!
Foto Destaque: Chocolate. Reprodução/ Pixabay.