Nesta segunda-feira (29), o Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory) divulgou um levantamento de atletas de maior impacto nascidos no ano 2000. O atacante brasileiro Vinicius Junior, do Real Madrid, é líder da lista.
A análise feita pelo CIES Footbal Observatory usou um método que mede o impacto do jogador para cada time, a partir de diversos dados obtidos pela performance técnica. O ponta da Seleção Brasileira atingiu os 100 pontos. Foram analisados jogadores de 59 campeonatos diferentes.
Para sanar dúvidas, a pontuação de impacto é calculada a partir do nível da partida que o jogador participou, o tempo em minutos oficiais no último ano e a performance do atleta em comparação com os demais jogadores e adversários e outros profissionais que possuem as mesmas características técnicas.
Lances de Vini Jr. Pelo Real Madrid. Vídeo Reprodução: Youtube
Nesta temporada, Vini Jr. Já disputou quatro jogos oficiais pelo Real Madrid, em que marcou dois gols e deu dois passes. No último ano, o brasileiro disputou 52 partidas, com 22 gols e 16 assistências.
O Top 10 conta com jogadores que surgiram como promessas mundiais. Além de Vinicius Junior que está na liderança com 100 pontos, o meia do Milan, o jovem italiano Sandro Tonali, vem em seguida com 94 pontos e o português Vitinha, atleta do PSG, fecha o pódio com 93 pontos.
Outros nomes englobam o top 10 da lista, como o lateral esquerdo Alphonso Davies, do Bayern de Munique, o atacante inglês Phil Foden e o norueguês Erling Haaland, ambs do Manchester City.
Na última partida do Real Madrid, Vini Jr. Marcou e ajudou a equipe merengue sair com a vitória contra o Espanyol, pelo Campeonato Espanhol. Além do brasileiro, o francês Benzema marcou duas vezes e ajudou no triunfo madrilenho.
Seu bom desempenho no Real Madrid, fez com que Vinicius Junior se tornasse esperança ao lado de Neymar na Seleção Brasileira para vencer a Copa do Mundo no Qatar, que ocorrerá neste ano.
Foto destaque: Vini Jr. atuando pela Seleção Brasileira. Reprodução: Instagram.