Saúde

Segundo cientistas, H1N1 pode ser descendente do vírus que causou a pandemia de 1918

Cientistas publicaram resultados sobre o sequenciamento do vírus H1N1, que causou a pandemia em 2009, e descobriram que ele pode ser um descendente do mesmo vírus que causou a pandemia em 1918.

10 Mai 2022 - 19h55 | Atualizado em 10 Mai 2022 - 19h55
Segundo cientistas, H1N1 pode ser descendente do vírus que causou a pandemia de 1918  Lorena Bueri

Quando o mundo foi assolado pela gripe influenza no início do século passado, não existia a tecnologia disponível hoje para poder rapidamente fazer um estudo genético dos vírus que estão causando as mortes de milhares de pessoas — algo muito diferente do que ocorreu com o coronavírus causador da pandemia atual.

Mas cientistas vem dedicando a montar uma espécie de "túnel do tempo" para entender, com as ferramentas atuais, como o vírus que causou a pandemia da influenza A iniciada em 1918 — que ficou popularmente conhecida, erroneamente, como gripe espanhola.

Nesta terça-feira (10/5), foram publicados novos resultados desse esforço na revista científica Nature Communications. Trabalhando com o material genético das pessoas que perderam a vida em 1918, os pesquisadores apontam que o subtipo H1N1 responsável atualmente por gripes sazonais pode ser um descendente direto da cepa do vírus tipo influenza A que causou a pandemia no início do século 19.


Sequenciamento genético (Foto: Reprodução/Divulgação)


Essa possibilidade se sustenta a outra hipótese, a de que o H1N1 é resultado de um processo de rearranjo, ou seja, quando há uma troca de segmentos genéticos vindos de subtipos de vírus ao longo do tempo.

A possibilidade de uma ligação direta entre a cepa de 1918 e o subtipo H1N1 que circula hoje foi levantada graças a um método chamado de relógio molecular, que permite estimar o número de alterações genéticas que se acumulam ao longo do tempo — e que eventualmente levam à divisão de linhagens ou espécies, por exemplo.

É importante lembrar que o H1N1 causou uma pandemia também em 2009. Já a pandemia atual é causada por uma família de vírus diferente da influenza (Orthomyxoviridae), a Coronaviridae.

Por outro lado, os autores dizem que "todos resultados relatados (no estudo) permanecem preliminares", uma vez que eles trabalharam com um pequeno número de amostras. São pouquíssimos os restos mortais daquela época conservados para estudo. Alguns, principalmente dos Estados Unidos, sendo que alguns já haviam sido parcial ou totalmente sequenciados geneticamente.

 

Foto destaque: Gripe Influenza A em 1918. Reprodução/Divulgação

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo