Money

Segundo BCE, criptomoedas representam ameaça à estabilidade financeira

Em nova revisão, BCE diz que mercado de Criptomoedas é arriscado e pode trazer instabilidade, além de representar risco de capital e poder prejudicar diversos setores do mercado financeiro

25 Mai 2022 - 21h20 | Atualizado em 25 Mai 2022 - 21h20
Segundo BCE, criptomoedas representam ameaça à estabilidade financeira Lorena Bueri

O BCE (Banco Central Europeu) disse ontem, dia 24, que o mercado de criptomoedas representam risco para para a estabilidade financeira da União se o setor continuar a crescer no ritmo atual e se empresas financeiras tirarem proveito do nicho. 

BCE disse, em sua revisão bianual de estabilidade financeira, que a larga escala atual das moedas e ativos digitais por bancos e instituições financeiras diversas pode trazer desconfiança e prejuízo de investidores e negócios especializados em crédito, colocando o capital em risco e podendo trazer uma crise digital sem precedentes.

Em preparação à revisão, a presidenta da entidade Christine Lagarde criticou o mercado em um programa de TV holandês segunda-feira, dia 23. Nele, a chefe do BCE diz "Minha avaliação é que [cripto] não vale nada. É baseado em nada. Não há ativo subjacente para atuar como âncora de segurança”, acrescentou Lagarde. “Eu sempre disse que os ativos criptográficos são ativos altamente especulativos e altamente arriscados”.


Christine Lagarde, Presidenta do Banco Central Europeu. (Reprodução/REUTERS/Arnd Wiegmann)


Embora crítica do setor, Christine acredita em uma regulamentação do mercado como solução para os problemas recorrentes entre as criptomoedas, dizendo acreditar que "isso [mercado cripto] deveria ser regulamentado. Quem investe deve saber que é um ativo super arriscado”.

A Instituição diz que “O risco sistêmico aumenta de acordo com o nível de interconectividade entre os criptoativos e o setor financeiro tradicional” As recentes negociações feitas via criptoativos trouxeram uma onda de investidores tomando empréstimos para conseguir maior exposição no mercado, o que resulta em grande riscos para a estabilidade financeira, também destacou o BCE. 

A falta de transparência e dados disponíveis para o publico sobre o setor de ativos são fator que dificultam a avaliação dos riscos tomados por empreendedores, afirmou o Banco Central Europeu. A instituição alertou que as publicações de bolsas de criptomoedas e agregadores devem ser regidas com cautela. Tais problemas citados pela entidade já eram usados por críticos do mercado de cripto ao redor do mundo. 

 

 

Foto Destaque: Prédio do Banco Central Europeu. Reprodução/Reuters/Kai Pfaffenbach

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo