Empreendedorismo

Segredos para perder o medo de falar em frente às câmeras

Veja dicas de apresentadora, atriz e jornalista para ajudar quem está buscando destravar na frente das câmeras, quem tem medo de se comunicar e se expressar.

07 Dez 2022 - 12h05 | Atualizado em 07 Dez 2022 - 12h05
Segredos para perder o medo de falar em frente às câmeras Lorena Bueri

Se você for produzir vídeos para redes sociais ou até mesmo realizar uma videoconferência para uma entrevista e, em ambos os casos, você está com receio, pois não sabe se comportar na frente da câmera, fique tranquilo, pois a seguir verá algumas técnicas para que você possa pôr em prática e acabar com esse medo das câmeras.

As câmeras estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Elas estão nos celulares, laptops, tablets e até mesmo nas ruas, nos estabelecimentos comerciais e na monitoração do tráfego. Com tanta tecnologia ao nosso redor, às vezes ficamos inseguros sobre como agir em frente às câmeras.

O medo de falar em público é algo muito comum. Afinal, frente às câmeras, todo mundo quer fazer uma boa apresentação. Mas não precisa ser assim! Existem dicas e exercícios que você pode usar para superar o seu medo e até mesmo se tornar um bom orador.

Relaxar

Gisele Alves é conta com uma vasta experiência como apresentadora de televisão, atriz e jornalista e pontua uma dica indispensável que é, relaxar. “Antes de começar a sua apresentação, faça alguns exercícios de respiração para poder relaxar o corpo e a mente. Outra dica importante é preparar-se bem. Isso significa saber exatamente o que vai falar e treinar bastante antes da grande apresentação. Se você se sentir mais confiante, também pode usar um teleprompter para ler o seu texto sempre que precisar.” indica Gisele. 

Postura

Estar na frente de uma câmera diz muito sobre quem é você. Por isso, é importante, antes de qualquer coisa, você ter a plena ciência de como se comporta, como você se posiciona. Uma boa ideia que você poderá ter é tirando a famosa “selfie”.

É através dela que você terá um olhar mais crítico sobre você, pois assim, você saberá qual é o seu melhor ângulo, a melhor posição para a sua cabeça, a sua postura de modo geral. Com isso, você poderá corrigir aquilo que não gosta e se apresentar de uma forma melhor. A sua postura diz muito sobre você!

Independentemente de optar por gravar vídeo em pé ou sentado, preste atenção na postura. Os ombros devem estar alinhados e, a coluna, ereta. A cabeça não pode ficar voltada nem para trás, nem para frente. Estes são detalhes simples e fundamentais para a sua comunicação não verbal.

Gisele Alves ressalta que comunicar-se em frente às câmeras pode ser um grande desafio, você deve se concentrar em transmitir a mensagem que você quer passar, e não se preocupe com os detalhes. Fale de forma clara e objetiva, mantendo o contato visual com o público ou com a câmera. E lembre-se: uma boa postura vai te ajudar a parecer mais confiante.


(Foto/Reprodução)


Confiança

Ter confiança é uma das principais coisas que as pessoas percebem quando olham para uma foto e a energia que ela transmite. Se você estiver se sentindo confiante, isso irá transparecer na imagem e você terá um resultado melhor.

Praticar

Como tudo na vida, ficar confortável em aparecer em um vídeo é também questão de treino. Por isso, quanto mais você praticar, mais seguro ficará. Grave, assista, reflita sobre a forma como você fala e veja no que pode melhorar. Treine na frente do espelho se preciso. 

Sorrir

Pode parecer clichê, mas funciona! Sorrir é sempre uma ótima opção, pois demonstra alegria e positividade. No entanto, é importante saber dosar o sorriso, para que ele não pareça forçado ou artificial. Um bom truque é pensar em algo que te faça rir de verdade antes de começar a posar.

Conexão

Olhe para a câmera: “pode parecer óbvio, mas muitas pessoas acabam olhando para o lado, baixando o olhar ou se desviando a todo tempo. Lembre-se de manter o contato visual com a câmera para transmitir segurança, confiança e conexão em quem está te acompanhando.” diz Gisele Alves. 

Não fique nervoso, pois isso só irá prejudicar. Mantenha a calma e seja sempre você. Não queira imitar ninguém, você tem o seu estilo e é com ele que você irá se destacar, não imitando alguém. Seguindo essas dicas, você estará pronto para enfrentar as câmeras e fazer uma excelente apresentação!

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo