Saúde

Secretário de saúde de Santos anuncia Dia D de vacinação

Catapreta alerta para baixa cobertura vacinal contra sarampo e gripe. O índice de vacinados está abaixo de 18%, mesmo com doses suficientes para a população.

27 Abr 2022 - 17h00 | Atualizado em 27 Abr 2022 - 17h00
Secretário de saúde de Santos anuncia Dia D de vacinação Lorena Bueri

O secretário de saúde de Santos Adriano Catapreta mostrou preocupação perante os baixos índices de vacinação contra sarampo e gripe na cidade. Em entrevista coletiva nesta terça-feira (26), na sede da pasta, ele expôs que a cobertura vacinal contra as doenças está abaixo de 18%, número longe da meta (95%). O gestor municipal também anunciou o Dia D de vacinação que tende a aumentar o percentual de vacinados. O evento ocorrerá no próximo sábado (30).

Catapreta revela que a situação da cidade é grave. O índice de imunização contra sarampo está em apenas 12,1% e o da gripe em 17,5%. Os percentuais só atendem o público que pode ser imunizado contra estas doenças. O secretário ressalta que há doses suficientes para aumentar os índices de cobertura vacinal, mas que é necessário uma mobilização popular em prol da imunização. "A situação é extremamente preocupante porque as vacinas estão disponíveis, mas as pessoas que podem se vacinar não estão buscando ser vacinadas", lamenta.


Criança sendo vacinada contra sarampo. (Foto: Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil)


A vacina do sarampo é destinada a crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses e a profissionais de saúde. A doença é infecciosa, extremamente contagiosa e é caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação. Já a gripe, é causada pelo vírus influenza e os sintomas são febre, dores no corpo, tosse e cansaço. A vacinação é aplicada em idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde.

Dia D de vacinação

O Dia D de vacinação em Santos acontecerá no próximo sábado (30), das 9h às 15h. Os órgãos oficiais da prefeitura divulgarão os postos de imunização durante a semana. Na campanha, Catapreta destaca que a vacina contra gripe também será aplicada em crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses, além dos idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde.

 

Foto destaque: Adriano Catapreta anunciou Dia D de vacinação no próximo sábado (30). Reprodução: Nicole Leslie/G1

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo