Money

Secretária do Tesouro americano prevê recuperação lenta da economia

Janet Yellen apresentou todas ameaças a recuperação da economia americana, mas disse que, mesmo de maneira lenta, acredita que os Estados Unidos vão crescer esse ano.

16 Abr 2023 - 21h43 | Atualizado em 16 Abr 2023 - 21h43
Secretária do Tesouro americano prevê recuperação lenta da economia  Lorena Bueri

Janet Yellen se mostrou cautelosa perante a possibilidade de crescimento da economia americana em entrevista à CNN. A secretária vê os bancos restringindo o crédito neste momento. Yellen acredita que as decisões do governo para preservar a economia após a quebra de dois bancos importantes funcionaram. Ela também prevê que os aumentos de juros não serão mais necessários.

“Já vimos algum aperto nos padrões de empréstimo no sistema bancário antes desse episódio, e pode haver mais alguns por vir”, disse a secretária na entrevista. Ela não é a única especialista da área que prevê restrição nos empréstimos. Alguns membros do Federal Reserve compartilham da mesma opinião.

Apesar da honestidade em relação aos empecilhos em relação a melhora na economia, Janet Yellen acredita em crescimento. “Então, acho que a perspectiva continua sendo de um crescimento moderado e um mercado de trabalho forte contínuo, com a inflação caindo”.


Negócios (Reprodução/ Instagram)


A secretária do Tesouro americano também explicou como vai funcionar o projeto da criação de uma moeda digital do Fed. O projeto permitiria que cidadãos abram contas diretamente no Federal Reserve.

Janet Yellen também se mostrou preocupada com as sanções econômicas impostas a Rússia. "Há um risco, quando usamos sanções financeiras que estão ligadas ao papel do dólar (...) de que a longo prazo a hegemonia do dólar seja minada".

"Claro, isso gera a vontade em (países afetados como) China, Rússia e Irã de encontrar uma alternativa. Mas as razões, pelas quais o dólar é usado como moeda global, dificulta que outros países encontrem uma alternativa", completou a secretária.

"Acho que há um caminho para reduzir a inflação, mantendo o que acho que todos nós consideraríamos um mercado de trabalho forte. E as evidências que estou vendo sugerem que estamos nesse caminho", disse Janet Yellen,encerrando a entrevista de maneira mais otimista.

 

Foto Destaque: Janet Yellen. Reprodução/CNN Business

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo