Notícias

Secretaria de Estado da Saúde emite alerta epidemiológico por causa do aumento dos casos de Covid-19

Ainda não isolada a sub variante BQ.1 em Sergipe, foi constatado um aumento de positividade das amostras coletadas de RT-PCR processada no LACEN, saindo de 4,2% para 55,1% de positividade para Covid-19

3 min de leitura
23 Nov 2022 - 09h00 | Atualizado em 23 Nov 2022 - 09h00

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou um alerta epidemiológico para as cidades e deu observações para a população por causa do elevado número de casos de Covid-19 em Sergipe na última semana (23/11). Isso já se retrata, também, no número de internamentos. De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado anteontem, (21/11), foram registrados 230 novos casos de Covid-19 e nenhum óbito. Em um geral, 343.766 indivíduos testaram positivo para a enfermidade e 6.444 foram a óbito. As informações mais recentes sobre UTIs e clínicas nas unidades de saúde de Sergipe mostram que estão internados no momento 08 pacientes na rede pública e 16 pessoas na rede particular.

A declaração é assinada pela secretária, Mércia Feitosa, (confira a íntegra abaixo) e traz observações para a população e orientações as cidades. Apesar de ainda não ter sido separada a sub variante BQ.1 em Sergipe, constata-se o elevado número de pessoas que foram positivadas das amostras coletadas de RT-PCR processada no LACEN, saindo de 4,2% (semana epidemiológica 45) para 55,1% (semana epidemiológica 46) de indivíduos positivados para Covid-19.


Covid-19.(Foto: Reprodução/Pexels)


As observações para a população são sobre como completar o esquema vacinal, o uso correto de máscaras de qualidade boa, principalmente para as pessoas mais vulneráveis, como gestantes, idosos, pessoas com comorbidades e imunodeprimidos, higienização das mãos, e na presença de qualquer sintoma gripal, como coriza, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dor no corpo, cansaço e febre, por exemplo, é recomendada a testagem, bem como o isolamento das pessoas positivadas.

Para os gestores de municípios e serviços de saúde, a SES aconselha o maior fortalecimento das ações para o incentivo à vacinação, conscientização quanto ao uso de máscara, ampliação dos testes para covid19 e melhores orientações sobre o tempo de afastamento das pessoas positivadas.

 

Foto destaque: Máscara de covid-19. Reprodução/Pexels.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo