Esportes

Sebastian Vettel irá se aposentar no final de 2022 da F1

O tetracampeão de Fórmula 1, Sebastian Vettel, anunciou na manhã desta quinta-feira (28), sua aposentadoria. A justificativa é que ele quer se dedicar mais à família e também pelo comprometimento com a preservação ambiental.

28 Jul 2022 - 10h48 | Atualizado em 28 Jul 2022 - 10h48
Sebastian Vettel irá se aposentar no final de 2022 da F1 Lorena Bueri

Sebastian Vettel surpreendeu a todos ao comunicar sua aposentadoria da Fórmula 1 no final deste ano. O piloto possui quatro títulos e 16 temporadas, além de ser tetracampeão. Sebastian, que pilota para a Aston Martin, tem 35 anos e na manhã desta quinta-feira (28), publicou um vídeo em seu perfil nas redes sociais, comunicando a respeito de sua decisão. A justificativa é que ele quer se dedicar mais à família e também pelo comprometimento com a preservação ambiental. 

Estou aqui para anunciar minha aposentadoria da Fórmula 1 ao fim da temporada 2022. Eu amo esse esporte, mas ao mesmo tempo em que há vida nas pistas, também há fora delas. Ser piloto nunca foi minha única identidade. O comprometimento com a minha paixão não tem mais espaço ao lado do meu desejo de ser um grande pai e marido. Meu objetivo mudou de ganhar corridas e brigar por títulos para ver meus filhos crescerem”, comunicou o piloto.



Sebastian Vetell é tetracampeão e se aposenta no final de 2022. (Foto: Reprodução/Site da F1)


Vettel foi além e comentou também sobre um recente posicionamento a favor da sustentabilidade e da prevenção ambiental já não era mais conciliável com a F1, por adotar combustíveis fósseis, ainda que houvesse esforços para tornar-se mais sustentável, adotando combustíveis híbridos. 

Falando do futuro, sinto que vivemos tempos decisivos e o que faremos nos próximos anos vai determinar nossas vidas. Minha paixão vem com certos aspectos que eu aprendi a desgostar. Eles podem ser resolvidos no futuro. Falar não é suficiente, e não podemos esperar”, disse Vettel. 

Leia na íntegra o comunicado do piloto sobre sua aposentadoria: 


 

Anúncio de aposentadoria de Sebastian Vettel. (Vídeo: Reprodução/Instagram)


"Estou aqui para anunciar minha aposentadoria da Fórmula 1 ao fim da temporada 2022. Eu deveria começar com uma longa lista de pessoas a agradecer, mas sinto ser mais importante explicar minhas razões. Eu amo esse esporte, ele foi o centro da minha vida desde que eu lembro, mas ao mesmo tempo em que há vida nas pistas, também há fora delas. Ser um piloto nunca foi minha única identidade. Quem sou eu? Sebastian, pai de três crianças e marido de uma mulher maravilhosa. Sou curioso e facilmente impressionado por pessoas talentosas e apaixonadas. Sou obcecado por perfeição. Sou tolerante e creio que todos temos o mesmo direito de viver, não importa como nós somos, de onde viemos e quem amamos. Amo estar aí fora na natureza, sou teimoso, impaciente. Posso ser realmente irritante, mas fazer pessoas rirem. Amo chocolate e o cheiro de pão fresquinho. Minha cor favorita é azul. Acredito em mudança e progresso e que cada passo conta. Sou otimista e acredito que as pessoas são boas. Eu formei uma família, e amo estar perto deles. Também desenvolvi outros interesses fora da Fórmula 1. Minha paixão pela Fórmula 1 vem com muito tempo longe deles, e toma muita energia. O comprometimento com a minha paixão, como eu fiz, embora tenha sido o certo, não tem mais espaço ao lado do meu desejo de ser um grande pai e marido. A energia exigida para ser um com um carro e com a equipe, perseguir a perfeição, toma foco e compromisso. Meu objetivo mudou de ganhar corridas e brigar por títulos para ver meus filhos crescerem, passar a eles meus valores, esperar que eles se levantem quando caírem, escutá-los quando precisarem de mim,, não ter que dizer "tchau" e, o mais importante, ser capaz de aprender com eles e permitir que me inspirem. Crianças são o futuro. À frente, sinto que há muito mais para aprender e explorar sobre a vida, e eu mesmo. Falando do futuro, sinto que vivemos tempos decisivos, e o que faremos nos próximos anos vai determinar nossas vidas. Minha paixão vem com certos aspectos que eu aprendi a desgostar. Eles podem ser resolvidos no futuro. Falar não é suficiente, e não podemos esperar. Não há alternativa. A corrida já está valendo. Minha melhor corrida ainda está por vir. Acredito em avançar, e prosseguir. O tempo é um caminho de uma via só e eu quero seguir com o tempo. Estou ansioso para correr por pistas desconhecidas e encontrar novos desafios. As marcas que deixei na pista vão permanecer até que o tempo as leve embora. Novas serão estabelecidas. O amanhã pertence àqueles que estão moldando o hoje. A próxima curva está em boas mãos, já que a nova geração já surgiu. Acredito que ainda há uma corrida a ser vencida. Adeus, e obrigado por me permitirem dividir essa pista com vocês. Eu amei cada parte disso".

 

A carreira

Correndo por 16 temporadas na F1, Vettel fez passagens pela RBR e Ferrari, conquistou 53 vitórias, conseguindo também 57 pole positions e 122 pódios. Possui em seu currículo três vice-campeonatos, , em 2009, 2017 e 2018.

Sebastian teve sua estréia na Fórmula 1 no ano de 2008, pela STR, que atualmente é a AlphaTauri. No seu ano de estreia, conquistou a primeira vitória do time austro-italiano, pelo GP da Itália, com isso, foi para a RBR, onde dois anos depois iniciaria uma era de sucesso. 

A equipe que era comandada por Christian Horner, Sebastian Vettel conquistou quatro títulos mundiais, de 2010 até 2013, ao disputar com pilotos como Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Jenson Button e o colega Mark Webber.

Em 2014, veio a regulamentação de motores, houve uma mudança drástica na RBR, Vettel ficou muito abaixo do esperado, ficou atrás do então novo colega Daniel Ricciardo, no final daquele ano, anunciou sua ida para a Ferrari.


Vettel em sua passagem pela Ferrari. (Foto: Reprodução/Marc Piasecki/WireImage)


Na Ferrari, foi companheiro do campeão de 2007, Kkimi Raikkonen. Lutou pelos títulos de 2017 e 2018. Em 2019, sofreu uma rivalidade interna com o novato Charles Leclerc, em 2020 teve uma temporada complicada, na qual a Ferrari foi a sexta colocada no Mundial, obtendo um péssimo resultado em 40 anos. 

Os burburinhos sobre uma possível aposentadoria do tetracampeão se formava, em setembro de 2020 foi anunciado na Aston Martin, time esse na qual Vettel veste a camisa desde 2021. 

Possuindo um equipamento menos competitivo, Sebastian perdeu muitas chances de vitória, ficando em segundo lugar no GP do Azerbaijão de 2021, terminando o ano em 12° lugar, atualmente, ocupando a 14° colocação no Mundial de Pilotos.

 

Foto Destaque: O piloto Sebastian Vettel / Reprodução: Site da F1

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo