Beleza

Scab hair: O que é e como se livrar dele

Entenda o que é essa condição capilar que faz os cabelos nascerem fracos, sem curvatura e ressecados, e aprenda como tratar. O jeito de se livrar dessa condição é bem simples

20 Out 2022 - 17h30 | Atualizado em 20 Out 2022 - 17h30
Scab hair: O que é e como se livrar dele Lorena Bueri

Scab Hair não é um termo super popular, mas saber dar nome a um problema ajuda muito a resolvê-lo. Essa é a denominação dada a condição capilar onde o fio já nasce com uma curvatura quase inexistente, sem brilho, ressecados e quebradiços.

É uma condição patológica onde é perceptível a falta de aderência do fio, além da fragilidade ele também apresenta um tipo de curvatura indefinida.

Esse estado capilar é muito comum em pessoas de cabelos ondulados, cacheados e crespos e principalmente em casos de transição capilar. Pode-se dizer que o scab hair é um cabelo em cicatrização, ele acontece principalmente em casos onde onde a pessoa usou químicas alcalinas como guanidina, hidróxidos e tioglicolato por muito tempo. 

Esses produtos e componentes reagem com o couro cabeludo e com as glândulas sebáceas fazendo com que os fios novos percam a sua aderência e propriedades de saúde durante o seu nascimento.

Como já frisado, cabelos com curvatura são os mais suscetíveis à essa condição devido à estrutura dos fios que têm mais dificuldade de distribuir o sebo natural da raiz à ponta. Dentre todos os tipos de cabelo que são prejudicados por conta da falta de distribuição de sebo, o cabelo crespo se destaca devido a ter um valor lipídico menor além de historicamente receber mais químicas alisantes.


Aprenda como montar o seu cronograma capilar. (Reprodução/Youtube)


Como tratar o scab hair?

As duas palavras que vão te ajudar nesse caso são CRONOGRAMA CAPILAR. O que é isso? É um método de tratamento onde as três propriedades, hidratação, nutrição e reconstrução, e  do cabelo são supridas de acordo com sua rotina e as necessidades de cada cabelo. Como o scab hair é o resultado da falta de proteção e saúde do fio suprir essas necessidades é essencial.

Hidratação

Essa etapa do cronograma é dedicada á devolver ao fio de cabelo toda a água perdida devido à exposição ao sol e fontes de calor

Nutrição

É o processo de devolução de óleos aos fios, essa etapa ajuda a tornar o fio mais brilhoso e saudável.

Reconstrução

A parte do cronograma dedicado à devolução de massa e proteínas ao cabelo, essa é a principal etapa para quem tem o cabelo descolorido, por exemplo, já que o seu objetivo principal é tornar o fio mais forte.

 

Foto destaque: Reprodução/Drobotdean/Freepik

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo