Saúde

Saúde mental piorou na pandemia, OMS pede mais investimentos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, quase 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais no mundo e o setor da saúde possui apenas 1% de investimento financeiro.

18 Jun 2022 - 16h30 | Atualizado em 18 Jun 2022 - 16h30
Saúde mental piorou na pandemia, OMS pede mais investimentos Lorena Bueri

A pandemia da Covid-19 acentuou a necessidade de atendimentos e investimentos em saúde mental no mundo todo, por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um documento nesta sexta-feira (quinta-feira, 16, no Brasil) solicitando que todos os países invistam mais em saúde mental, afirmando que o “sofrimento é enorme”.

Segundo o relatório da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a situação da saúde mental no mundo, quase 1 bilhão de pessoas viviam com algum transtorno mental antes da pandemia. Somente em 2020 a taxa de pessoas com depressão e ansiedade teve um aumento pelo menos 25%; todos os recursos disponíveis no período foram destinados ao combate do novo coronavírus.

De acordo com o relatório da OMS, apenas 2% dos orçamentos nacionais e 1% de toda a ajuda internacional são designados para a saúde mental, porcentagem que vem sendo debatida desde o lançamento do Atlas da Saúde Mental (Mental Health Atlas, em inglês) pela organização em 2021. Na época os 171 países analisados não tinham alcançado a maioria das metas para saúde mental de 2020.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, durante o lançamento do Atlas afirmou que “é extremamente preocupante que, apesar da necessidade evidente e crescente de serviços de saúde mental, que se tornou ainda mais crítica durante a pandemia de COVID-19, as boas intenções não estejam sendo atendidas com investimentos. [...] Devemos prestar atenção e agir de acordo com este chamado para despertar e acelerar drasticamente a ampliação do investimento em saúde mental, porque não há saúde sem saúde mental.”


Sede da Organização Mundial da Saúde em Genebra, Suíça. (Foto: Reprodução/Fabrice Coffrini/AFP)


Na sexta-feira o consultor da Unidade de Saúde Mental da OMS, Mark Van Ommeren, em coletiva de imprensa, reafirmou que “todos esses números (de investimentos) são muito, muito baixos”. O consultor ainda reforçou que pelo menos 1 a cada 8 pessoas no mundo vive com algum transtorno mental, em zonas de conflito a proporção salta para 1 em cada 5 pessoas.

O relatório também traz dados sobre as desigualdades de acesso à saúde mental; em países de alta renda mais de 70% das pessoas com algum problema mental consegue tratamento, nos países de baixa renda o número cai para apenas 12%.

A estigmatização e a falta de investimentos no setor pode levar a eventos fatais. Segundo o documento uma a cada 20 tentativas de suicídio leva à morte, sendo esta a segunda principal causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos. De acordo com dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), 79% dos suicídios registrados ocorrem em países de baixa e média renda.

Foto Destaque: Relatório da OMS relatou aumento de 25% nos casos de depressão e ansiedade durante a pandemia. Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil.

VEJA TAMBÉM

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais  Lorena Bueri

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais 

O Comitê de Assuntos Judiciários dos Estados Unidos é composto por maioria de parlamentares que são contra solicitações do Ministro Alexandre de Moraes, o que dificulta o trabalho da Polícia Federal
Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne Lorena Bueri

Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne

Belo foi visto no aeroporto do Rio nesta quinta feira (18) acompanhado do também cantor Thiaguinho. Segundo sites , o cantor que é casado há 16 anos com Gracyanne Barabosa estaria com o casamento chegando ao fim. Conforme fontes próxima ao casal, ele
Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias Lorena Bueri

Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias

Modelo abre o coração em nova ação de Dia das Mães
Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis Lorena Bueri

Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis

O preço do Brent, referência global do petróleo, oscila bastante este mês, quando chegou a atingir a cotação máxima impactado pelas tensões entre Israel e Irã
Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa Lorena Bueri

Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa

Time italiano sofre derrota em segundo jogo pelas quarta de final da Liga Europa, mas se classifica para com placar agregado da primeira partida
Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry Lorena Bueri

Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry

A cantora se apresenta no "Dia delas", que também terá participação de Iza, Gloria Gaynor, Ivete Sangalo e Cyndi Lauper. A colombiana também já tem show marcado em São Paulo
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo