Mundo Pet

Saúde felina: mitos e verdades sobre a alimentação para gatos

Especialista desmistifica o uso dos sachês, como a linha de produtos WHISKAS®, especialmente preparada para atender gatos filhotes, adultos e castrados

22 Mai 2023 - 10h25 | Atualizado em 22 Mai 2023 - 10h25
 Saúde felina: mitos e verdades sobre a alimentação para gatos  Lorena Bueri

O cuidado com o bem-estar dos pets é uma preocupação constante dos tutores na atenção primária à saúde dos animais – e a parte mais importante nessa responsabilidade é a alimentação.

No caso dos gatos, o consumo de alimentos úmidos é uma opção que vem ganhando cada vez mais adeptos e ficando mais popular entre os gateiros. Se no passado esse tipo de alimento era visto com certa desconfiança, hoje é muito bem recomendado, vendo os benefícios do consumo diário deste alimento para os felinos.

Mas alguns mitos ainda fazem com que os tutores de gatos não conheçam todos os benefícios do alimento úmido. Para esclarecer essas dúvidas, a médica veterinária Manuela Fischer, PhD em Nutrição Animal e embaixadora da Mars Petcare, listou alguns dos principais mitos a respeito dos alimentos úmidos para gatos. Confira:

‘Alimentos úmidos têm mais sódio’: um dos maiores medos dos tutores é que seus pets fiquem desidratados com o consumo dos sachês. A Dra. Manuela esclarece que a alimentação úmida é um ótimo aliado na hidratação dos felinos, já que contém cerca de 70% de água em sua composição. “Ao contrário do que se pensa, a ingestão destes alimentos auxilia na prevenção de problemas do trato urinário, sendo um importante aliado à manutenção da saúde”, complementa a Dra. 

‘Sachês para gatos engordam’: outro mito, já que sua composição tem alta concentração de proteína e baixa ou moderada concentração de gordura. Enquanto alguns alimentos secos podem chegar a apresentar cerca de 350Kcal por 100 gramas, os alimentos úmidos apresentam cerca de 80Kcal por 100 gramas. O alimento seco, não balanceado, contém baixa umidade e alta densidade calórica, e se mau administrado, pode predispor os animais à formação de cálculos urinários e ao ganho de peso descontrolado.  

‘Não pode ser consumido por gatos com diabetes’: muito pelo contrário, a sua qualidade nutricional e a composição de nutrientes melhoram os índices glicêmicos. O que, segundo a veterinária, é uma interessante indicação de uso para os pets diabéticos ou com fatores de resistência insulínica já ocorrentes. 

‘Alimentos úmidos causam diarreia’: este é um mito comum, mas não há evidências científicas para apoiá-lo. A fibra solúvel está em maior quantidade no alimento úmido e quando utilizada de maneira intensa e não gradativa, pode provocar amolecimento das fezes. O que causa a diarreia, portanto, é a inclusão não gradual de alimento úmido na dieta dos animais. “A recomendação é que a substituição parcial deve levar em torno de duas semanas e a substituição total do alimento seco pelo úmido, no mínimo 1 mês”, acrescenta.

‘Alimentos úmidos são petiscos’: esses alimentos foram considerados durante muitos anos como petiscos por veterinários e tutores, mas o crescente interesse pelos sachês no Brasil vem desmistificando esse conceito, e a indicação como alimento completo e balanceado tem sido mais frequente.

Por fim, oferecer alimentos úmidos para o seu gato pode tornar a alimentação dele mais prazerosa e satisfatória, o que contribui para uma vida mais feliz e saudável.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo