Mundo Pet

Saúde auditiva: Veja como prevenir problemas para seu pet

Cuidados simples podem prevenir doenças graves e danos permanentes para a audição de seu animal de estimação. Veja cuidados diários para garantir a saúde de seu pet

30 Ago 2022 - 11h30 | Atualizado em 30 Ago 2022 - 11h30
Saúde auditiva: Veja como prevenir problemas para seu pet Lorena Bueri

Problemas de saúde são sempre um momento de grande preocupação para tutores de pets, e para estar preparado para atender seu animal da melhor forma, é preciso estar atento aos problemas mais comuns para saber prevenir e identificar os sintomas.

Entre as preocupações mais comuns estão as doenças auditivas, como otite e infecção de ouvido. A saúde auditiva é de suma importância e pode ser preservada de formas simples. Veja algumas dicas e tire dúvidas sobre a audição de seu pet:

Primeiramente, como a audição de animais funciona?

É importante entender que o sistema auditivo de pets funcionam de forma diferente de seres humanos. Isso significa que a audição de animais é mais sensível a sons do dia a dia, enquanto humanos tem a capacidade de escutar sons dentro da frequência entre 30 Hz e 20.000 Hz, cachorros escutam quatro vezes mais, desde 10.000 até 50.000 Hz, enquanto gatos tem a capacidade de escutar desde 30 até 65.000 Hz.

O sistema auditivo de cães e gatos é dividido em três partes: o ouvido interno, a estrutura mais complexa e vital para a audição e equilíbrio do animal, o ouvido médio, importante para a pressão atmosférica, e ouvido externo, que é a orelha do animal.

Como identificar problemas auditivos?

Devido a capacidade de ouvir em grandes frequências e o sistema auditivo complexo, animais apresentam o sentido aguçado e bastante sensível. E por isso, quando algo estiver errado com seu pet, será possível identificar pelo seu comportamento, já que eles tendem a levar as patas até a orelha e chorar.

Vendo sinais de incômodo, fique atento aos demais sintomas das doenças mais frequentes. A otite, que consiste em uma inflamação no ouvido externo, apresenta coceira na orelha, vermelhidão, inchaço, odor, e, em casos mais graves, febre.

Já infecções podem ser mais graves que a otite, mas apresentar os mesmos sintomas. Por isso é importante que o pet seja levado ao médico veterinário o quanto antes para o diagnóstico completo.


Atente-se à saúde auditiva de seu pet para evitar danos permanentes. (Foto: Reprodução/PIXNIO)


O que fazer para prevenir problemas de saúde?

Pequenas ações no cuidado diário com seu pet fazem toda a diferença:

- Quando der banho, evite a entrada de água no ouvido e seque a orelha com atenção. 

- Nunca descuide da vacinação; mantenha ela em dia.

- Preze por uma dieta saudável para seu pet, com uma quantidade de ração equilibrada.

- Higienize apenas a parte externa do ouvido, nunca enfie cotonetes ou pinças.

Foto destaque: Gato de estimação. Reprodução/PIXNIO

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo