Saúde

Saúde: Tratamento permite que portadores de leucemia tenham uma segunda chance

Em maio deste ano, a menina se tornou a primeira paciente a receber células modificadas geneticamente de um doador saudável. Esse novo tratamento permite que as células procurem e ataquem as células cancerígenas.

19 Dez 2022 - 18h16 | Atualizado em 19 Dez 2022 - 18h16
Saúde: Tratamento permite que portadores de leucemia tenham uma segunda chance Lorena Bueri

A leucemia é um tipo de câncer raro que afeta diretamente os glóbulos brancos do sangue, causando a falência do sistema imunológico do paciente diagnosticado, incluindo a medula óssea. Existem muitos tipos, como leucemia linfoblástica aguda, leucemia mieloide aguda e leucemia linfocítica crônica. Muitos pacientes com tipos de leucemia de crescimento lento não têm sintomas. Os tipos de leucemia de crescimento rápido podem causar sintomas que incluem fadiga, perda de peso, infecções frequentes e sangramento fácil ou hematomas. 

Mesmo com o atual cenário de crescimento tecnológico ainda não se sabe muito sobre um tratamento eficaz e permanente contra a doença, os tratamentos variam dependendo do tipo de caso do paciente. Para leucemias de crescimento lento, o tratamento pode incluir o monitoramento. Para leucemias agressivas, o tratamento inclui quimioterapia, que, às vezes, é seguida por radioterapia e transplante de células-tronco. 


Confia a reportagem. (Reprodução/YouTube/CNN)


Entretanto, a ciência está cada vez mais focada em buscar uma cura eficaz e os estudos já estão gerando frutos. No Reino Unido, um tratamento inovador contra a leucemia levou uma paciente de apenas 13 anos ao enfraquecimento e remissão da doença. Alyssa, que recebeu o diagnóstico da doença em 2021, tentou todos os tratamentos convencionais para o câncer, incluindo também a quimioterapia e o transplante de medula óssea. 

Em maio deste ano, a menina se tornou a primeira paciente a receber células modificadas geneticamente de um doador saudável. Esse novo tratamento permite que as células procurem e ataquem as células cancerígenas.

O médico Robert Chiesa, responsável pelo tratamento no Great Ormond Street, elogiou a coragem de Alyssa, primeira paciente submetida ao método. “É extremamente emocionante. Obviamente, este é um novo campo da medicina e é fascinante que possamos redirecionar o sistema imunológico para combater o câncer”, disse Great sobre a decisão de Alyssa.

A menos de um mês depois de começar a receber esse novo tratamento inovador, Alyssa recebeu um segundo transplante de medula óssea para restaurar o sistema imunológico e até agora os resultados estão sendo promissores. Alyssa segue sendo observada após a cirurgia por uma equipe que anseia pela resolução deste novo método. A garota está bem e em casa, e segue recebendo acompanhamento médico. 

 

Foto Destaque: Alyssa no Great Ormond Street Hospital. Reprodução/Divulgação

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo