Saúde

Saúde: A importância da atividade física para a prevenção da ansiedade

Ao mesmo tempo em o psiquiatra destaca a importância da atividade, ele também reforça que a ansiedade é uma situação normal e bem recorrente e que em algum momento todas as pessoas se veem diante dela em determinadas situações.

19 Dez 2022 - 11h40 | Atualizado em 19 Dez 2022 - 11h40
Saúde: A importância da atividade física para a prevenção da ansiedade Lorena Bueri

Em entrevista à CNN Rádio, o psiquiatra Vitor Crestani Calegaro afirmou que terapia é uma boa aliada para aprender a lidar com a ansiedade. Durante o durante o quadro Correspondente Médico, ele destacou que a ausência de atividades físicas deixa “o corpo propenso a sensações de ansiedade.” De acordo com Vitor, as sensações de ansiedade se manifestam pela “angústia, respiração ofegante, irritabilidade, insônia e outros sintomas físicos, como batimento cardíaco acelerado.” 

Ao mesmo tempo em o psiquiatra destaca a importância da atividade, ele também reforça que a ansiedade é uma situação normal e bem recorrente e que em algum momento todas as pessoas se veem diante dela em determinadas situações, o especialista trouxe como exemplo as sensações e sintomas que são apresentados antes de uma apresentação ou prova. 


 

 

Foto: Mulher praticando atividade física. (Reprodução/Getty Images) 


Esse tipo de ansiedade do dia a dia está ligado a situações do cotidiano, entretanto o maior problema é quando ela se torna crônica, com preocupações exageradas com coisas corriqueiras, de forma intermitente. “A hesitação, quando a pessoa tem ataques de pânico, evita contato com pessoas, esse hesitar em oposto ao enfrentar que vai ‘cronificar’ a ansiedade”, destacou Vitor complementando em seguida: “Enfrentar situações é o que nos torna capazes de lidar com ansiedade.” 

O especialista reforçou que a psicoterapia também é uma importante aliada para “a pessoa trabalhar medos” e ficar mais capaz de lidar com as situações da vida. “A medicação também é importante, mas não para todos os casos”, completou. 

Doenças como ansiedade e depressão estão além apenas do cuidado mental, o condicionamento físico de quem passa por esses transtornos interfere diretamente na qualidade de vida. É de amplo conhecimento que a atividade física faz muito bem e nos auxilia na melhoria de diversos problemas do nosso corpo, seja ela aliada a fisioterapia para tratamento de doenças musculares, ela aliada a um acompanhamento com psicólogo/psiquiatra ou até mesmos apenas pra adotar um estilo de vida.  

  

Foto Destaque: Mulher praticando atividade física. (Reprodução/Getty Images) 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo