Notícias

Satélites da SpaceX são atingidos por tempestade geomagnética

Um dia depois do lançamento, cerca de quarenta satélites da empresa espacial SpaceX, de Elon Musk, foram destruídos por uma tempestade geomagnética.

10 Fev 2022 - 09h23 | Atualizado em 10 Fev 2022 - 09h23
Satélites da SpaceX são atingidos por tempestade geomagnética Lorena Bueri

Os quarenta satélites lançados pela empresa espacial SpaceX foram desviados de sua órbita devido a uma tempestade geomagnética, um dia após o lançamento.

Os 49 satélites mais recentes da rede Starlink foram lançados na última quinta-feira (3) do Centro Espacial Kennedy, no estado americano da Flórida, para integrar o projeto de internet via satélite Starlink. Tratava-se da proposta de Musk para fornecer internet de alta velocidade usando milhares de satélites em órbita na expectativa de serem usados em locais onde as conexões com fio não podem.

Contudo, eles foram atingidos por uma tempestade solar, causadas por explosões na superfície do Sol, no dia seguinte (4), segundo divulgou a empresa em seu comunicado. O fenômeno é provocado por uma interação entre um fluxo de partículas carregadas do Sol e o campo magnético da Terra.


O foguete Falcon 9 levaria 49 satélites ao espaço, dos quais 40 foram atingidos. (Foto: Reprodução/Público)


“Essas tempestades causam o aquecimento da atmosfera e densidade atmosférica em nossas baixas altitudes de decolagem. Os sistemas de GPS a bordo sugerem que a escalada de velocidade e severidade da tempestade causaram um arraste atmosférico até 50% maior do que em lançamentos anteriores”, explicou a companhia.

Embora feitos para se proteger da tempestade climática, os satélites não conseguiram executar as manobras necessárias. Segundo a SpaceX, há risco zero de colisão com outros equipamentos.

A companhia de Elon Musk alegou ainda que eles não representam uma ameaça à Terra pois são projetados para se desintegrar ao reingressar na atmosfera terrestre, o que faz com que nenhuma parte atinja o solo.

A Agência Espacial do Reino Unido concordou que não há risco em terra, uma vez que os satélites foram feitos sem metais densos e sua estrutura deve queimar completamente não deixando destroços. A Nasa não comentou sobre o ocorrido até esta última atualização.

A Starlink é uma “contelação” de mais de 2.000 satélites que prevê cobertura em quase todo o planeta. Seu primeiro lote foi lançado em maio de 2019 e a SpaceX conta com uma aprovação regulatória para envio de 12.000, com planos de expansão.

 

 

Foto destaque: Satélites da SpaceX são atingidos por tempestade solar. Reprodução/PATRICK T. FALLON / AFP.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo