Notícias

Sarcófago de chumbo do século XIV é encontrado no subsolo da Notre-Dame de Paris

Arqueólogos apontam que este sarcófago é o mais bem conservado já encontrado no local; ainda não se sabe quem foi enterrado nele. Segundo especialistas, esta é uma importante descoberta para estudos históricos.

17 Mar 2022 - 11h00 | Atualizado em 17 Mar 2022 - 11h00
Sarcófago de chumbo do século XIV é encontrado no subsolo da Notre-Dame de Paris Lorena Bueri

Em pleno trabalho de reconstrução, vários vestígios arqueológicos importantes, como túmulos e, principalmente, um sarcófago de chumbo que pode datar do século XIV, foram encontrados nas entranhas da catedral de Notre-Dame de Paris nesta terceira semana de março.

A Notre-Dame sofreu um incêndio que derrubou toda a estrutura de seu telhado em 15 de abril de 2019.  As obras de restauração do templo gótico incluem a instalação de um andaime de 100 metros para reconstruir a torre da catedral francesa.

E, para garantir a solidez do solo, foram feitas escavações que revelaram todo um sistema de aquecimento subterrâneo existente desde o século XIX. Entre as estruturas feitas de tijolos, foi encontrado um sarcófago antropomórfico de chumbo, bem deformado pelo peso da terra e das pedras. Mas, ainda assim, este é o mais bem conservado já encontrado no local, segundo os especialistas.

Sarcófago de chumbo encontrado na Notre-Dame de Paris data do século século 14. (Foto: Reprodução/Julien de Rosa/AFP)


"A descoberta deste sarcófago nos permitirá entender melhor as práticas e ritos funerários da Idade Média", explicou Dominique García, presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas.

Os arqueólogos puderam observar, com o auxilio de uma mini câmera endoscópica dentro do sarcófago, que os restos mortais ali presentes ainda estão em um bom estado de conservação apesar de todo esse o tempo.  

"Você pode vislumbrar pedaços de tecido, cabelo e uma almofada de folhas em cima da cabeça, um fenômeno bem conhecido" quando os hierarcas religiosos eram enterrados, explica Christophe Besnier, arqueólogo responsável pela escavação.

Embora ainda não se saiba quem foi sepultado ali, a localização sugere que seja um personagem importante da época, pois, desde a sua construção, a Notre-Dame também serviu de cemitério, sobretudo dos responsáveis pelo templo ou de personalidades religiosas.

“É uma grande emoção, esta Catedral de Notre-Dame é toda a história de Paris, toda a história da França através de uma espécie de folheto cronológico e se encontrar diante destes restos é extremamente impressionante”, declarou a ministra da Cultura, Roselyne Bachelot, ao pé do sarcófago.

 

Foto Destaque: Ministra da Cultura da França Roselyne Bachelot dá entrevista perto de sarcófago de chumbo encontrado na Notre-Dame de Paris. Reprodução/Julien de Rosa/AFP.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo