Notícias

Saque do FGTS começa nesta quarta feira

.O crédito do saque do FGTS será realizado em conta poupança social digital, aberta automaticamente pela Caixa. Para saber se tem direito ao saque, o trabalhador pode consultar o aplicativo FGTS ou o site fgts.caixa.gov.br

20 Abr 2022 - 15h00 | Atualizado em 20 Abr 2022 - 15h00
Saque do FGTS começa nesta quarta feira Lorena Bueri

O assessor especial de assuntos estratégicos do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, em entrevista ao canal de notícias CNN, afirmou que a “liberação do FGTS não gera impacto inflacionário, já que o dinheiro que será disponibilizado já existe na economia e, segundo ele, só será realocado”.

Adolfo, acredita que alguns brasileiros usarão o dinheiro para quitar dívidas do cartão de crédito, outros para pagar os estudos dos filhos “e até (usarão o montante) para pular o carnaval”.

Ele explica ainda que a quantia, pode ser usada também para movimentar determinados serviços, como o de consumo, impactando o preço de determinados produtos – mas não o todo.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI) o impacto da inflação no Brasil foi sentida por 95% da população. De acordo com os dados da pesquisa "Comportamento e economia no pós-pandemia" mostram que a percepção de inflação aumentou 22 pontos percentuais desde o último estudo, em novembro de 2021, quando foi registrado 73% no indicador. “Essa é uma oportunidade de sacar o dinheiro e colocar as contas em dia”, afirma Sachsida.

O saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) começa nesta quarta feira (20), o valor a ser sacado é de até R$ 1.000,00. Aproximadamente R$ 30 bilhões liberados para cerca de 42 milhões de brasileiros, segundo a Caixa Econômica Federal. Os valores para saque ficam disponíveis até 15 de dezembro deste ano.  


Calendário de pagamento do FGTS ( Foto Reproduçao/Istoé dinheiro)


O crédito do saque do FGTS será realizado em conta poupança social digital, aberta automaticamente pela Caixa. Para saber se tem direito ao saque, o trabalhador pode consultar o aplicativo FGTS ou o site fgts.caixa.gov.br.

Após o depósito do crédito dos valores será possível pagar boletos e contas, utilizar o cartão de débito virtual para pagamento em aplicativos, lojas, sites além de fazer compras em farmácias, supermercados, padarias, e outros estabelecimentos pagando com o QR code. Todos esses processos são feitos pelo aplicativo Caixa Tem.

O valor também poderá ser transferido para outras contas bancárias. Segundo a Caixa Econômica, o cliente pode ainda realizar transações por meio do Pix, além de efetuar saque nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas.

Não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS, como para garantia de operações de crédito de antecipação do saque-aniversário, por exemplo.

O banco alerta que, caso o crédito dos valores tenha sido feito e a conta não seja movimentada até 15 de dezembro de 2022, os valores serão retornados à conta do FGTS, devidamente corrigidos e sem prejuízo ao trabalhador.

Foto Destaque: As transaçoes sao feitas através do aplicativo da Caixa, no autoatendimento ou casas lotéricas.(Foto Reproduçao: Jornal Extra) 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo