Notícias

São Paulo retira a obrigatoriedade da máscara em lugares abertos

A medida entrou em vigor na tarde de hoje e abrange todo o estado de São Paulo. A expectativa é que, até o fim do mês, o uso da máscara não seja mais obrigatório em locais fechados.

09 Mar 2022 - 14h19 | Atualizado em 09 Mar 2022 - 14h19
São Paulo retira a obrigatoriedade da máscara em lugares abertos Lorena Bueri

Após o Rio de Janeiro, Distrito Federal e mais outros 4 estados, agora foi a vez do governo de São Paulo retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre. A medida já está em vigor, a partir de hoje (9).

Porém, em lugares fechados, como escolas e transporte público, o uso continua obrigatório, de acordo com o decreto publicado em edição extra do Diário Oficial na tarde de hoje.

O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, disse sobre o uso das máscaras nas escolas.

"Nossas crianças vão poder estar nas escolas, nos ambientes abertos, já sem máscara. Continua obrigatório o uso na sala de aula ou nos ambientes fechados. Nos ambientes abertos, nas quadras que só têm a cobertura, mas não são fechadas nas laterais, não precisará mais", afirmou.

Além das máscaras, foi anunciado também que está liberada a presença de 100% do público em estádios de futebol.

João Doria (PSDB), o governador de SP, também discursou sobre a decisão, onde pontuou que, caso a queda no número de casos permaneça, a liberação poderá ser completa.


O governador João Doria retirou a máscara enquanto anunciava o fim da obrigatoriedade (Foto: Reprodução/TV Globo)


“Com o crescimento da vacinação de crianças de 5 a 11 anos, possivelmente em duas semanas o governo pode avaliar a liberação do uso completo de máscaras. Mas isso vai depender da consciência de cada pessoa. Se tudo continuar correndo bem, até o dia 23 de março, São Paulo pode anunciar a liberação completa do uso de máscaras em todos ambientes e em todas as circunstâncias”, disse.

O fim dessa obrigatoriedade já era um desejo de Doria desde o ano passado, que, teve que ser adiado, após os índices de contágio voltarem a crescer no país, com a nova variante Ômicron. Porém, desde semana passada, com a queda no número de mortes e diagnósticos positivos da doença, o governador já mostrava a possibilidade da liberação.

Foto Destaque: Algumas pessoas ainda usam máscaras, mesmo após o fim da obrigatoriedade Créditos: Divulgação/ Rovena Rosa/ Agência Brasil

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo