Saúde

São Paulo registra 10 mortes de meningite esse ano

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou nesta quinta-feira (6) que a cobertura vacinal no estado de São Paulo para meningite atingiu apenas 71,7% do público-alvo até junho deste ano

07 Out 2022 - 10h00 | Atualizado em 07 Out 2022 - 10h00
São Paulo registra 10 mortes de meningite esse ano Lorena Bueri

A cidade de São Paulo registrou por volta de 10 mortes por meningite no último ano, em 2022. O estado reforça a necessidade da vacinação de crianças e adolescentes.

Na quinta-feira, 06/10, um jovem de 22 anos morreu em consequência da doença na capital paulista. Além das 10 mortes, foram registrados 58 casos na cidade, mas a prefeitura diz que são casos isolados.

“Foram fatos isolados, que não podem ser chamados como surtos e que não possuem conexão nenhuma com os surtos situados nos bairros da Vila Formosa e Aricanduva, onde foram encontrados cinco casos de meningite meningocócica do mesmo tipo C, no período de 16 de julho a 15 de setembro, com um óbito”, esclareceu a prefeitura por meio de nota.

Entre os dias 2 e 6 de julho , dois jovens foram diagnosticados meningite meningocócica: uma mulher de 20 anos e o homem de 22 anos que morreu.

Já foi feita uma coleta de exames, e segundo a prefeitura, o resultado deve sair na próxima semana para detectar qual o tipo de bactéria que estes pacientes pegaram.

A Secretaria Municipal de Saúde relatou que é considerado um surto da doença meningocócica quando “há ocorrência de três ou mais casos do mesmo tipo em um período de 90 dias na mesma localidade”.


Analisando as substâncias. (Foto: Reprodução/Pexels)


Vacinação

Como elemento da tabela de vacinas de rotina, o imunizante contra a meningite meningocócica C deve ser aplicado em bebês de 3, 5 e 12 meses. Já o de meningite ACWY atualmente é aplicado entre os anos 11 a 14.

A imunização foi ampliada no dia 19 de setembro também para adolescentes de 13 a 14 anos, até junho de 2023 conforme definições do Programa Nacional de Imunizações.

A recomendação de vacinação contra meningite é feita de maneira rotineira focando mais para crianças e adolescentes. São os grupos mais atingidos pela doença, são aqueles que apresentam as maiores taxas de incidência. Os adultos acima de 20 anos só se vacinam em situações de epidemias, ou seja, naquele local, naquela escola, naquela empresa, naquela comunidade

 

 

 

 

Foto destaque: Vacina. Reprodução pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo