Notícias

Santa Catarina registra presença de meteoros explosivos no céu: Veja Imagem

Registrados por câmeras de monitoramento, o meteoro se enquadra como "bólido' por apresentar uma explosão no meio de seu percurso. Sua presença é considerada rara pelos especialistas..

09 Nov 2022 - 13h30 | Atualizado em 09 Nov 2022 - 13h30
Santa Catarina registra presença de meteoros explosivos no céu: Veja Imagem Lorena Bueri

Na noite deste domingo (06), um meteoro foi visto rasgando o céu de Santa Catarina, mais precisamente no município de Rio Fortuna e em Monte Castelo, Sul e Norte, respectivamente, da cidade de Florianópolis. Inclusive, é em Monte Castelo onde há uma estação de monitoramento astronômico, na qual o vídeo do ocorrido foi registrado e, posteriormente, compartilhado. O meteoro estava com uma velocidade média de 147 mil quilômetros por hora e apresentou uma espécie de explosão de desintegração após seu percurso.

Por esta característica peculiar em seu trajeto, o meteoro pôde ser classificado como um "meteoro bólido", um tipo de meteoro que apresenta uma explosão no final mais acentuada luminosamente, com magnitude -8, mais brilhoso que o planeta Vênus. Sua aparição nos céus é considerada por muitos estudiosos e especialistas no assunto como um evento raro de registro, afinal quanto mais brilhoso o meteoro, mais difíceis são suas ocorrências.

As análises mais precisas deste meteoro bólido em Santa Catarina, relataram que sua primeira aparição foi em Rio Fortuna, estando aproximadamente 89 quilômetros de altitude, desaparecendo na região de São Ludgero, município catarinense, a quase 60 quilômetros de altitude. Seu registro somente no estado de Santa Catarina deu-se pela limpeza dos céus da região, que estavam mais abertos e sem muita presença de nuvens.


Vídeo da aparição do meteoro bólido em Santa Catarina, na noite do dia 6. (Vídeo: Reprodução/ O Município Joinville/ Monte Castelo)


A condição do céu implica consideravelmente na visualização dos meteoros: todos os dias, milhares de meteoros (até mesmo os denominados "bolas de fogo" - tipo de meteoro que apresenta luminosidade em seu trajeto aéreo) circundam a superfície da Terra, entretanto sua maioria aparece mais em regiões desabitadas, como em mares e oceanos,  e muitos deles não apresentam grandes incidências luminosas, tornando difícil sua percepção de dia e até de noite - caso apareça muitas nuvens.

Um estudo da AMS (American Meteor Society) apontaram que observadores experientes notam cerca de uma bola de fogo de magnitude -6 a cada 200 horas, ou seja, cerca de 8 dias de intervalo. Um meteoro bola de fogo de magnitude -4 pode ser vista a cada 20 horas.

Estes objetos sólidos, que entram em nossa superfície terrestre, foram flagrados diversas vezes neste ano, pela estação de monitoramento Monte Castelo, de Santa Catarina. Essa maior frequência de meteoros é dada ao fenômeno da chuva de meteoros da ETA Aquáridas, apontada como a primeira grande chuva de 2022, com estes meteoros terem surgido na Constelação de Aquários, próximo à estrela eta Aquarii. Grande parte destes meteoros, quase 40% ao todo, da ETA Aquáridas são de pequenos fragmentos do cometa Halley.

Entre abril e maio, Santa Catarina "recebeu" 300 cometas em seus céus, chegando a aparecer 35 meteoros por hora. Outra chuva que ocorreu no mês de outubro, chamada de Oriónidas, também deriva de fragmentos do cometa Halley, mas foi muito menos intensa que a ETA Aquáridas.

 

Foto Destaque: Imagem do meteoro bólido em Santa Catarina. (Foto: Reprodução/ Monte Castelo)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo