Tech

Saiba se é necessário um alto investimento para inovar

A inovação deve ser uma iniciativa de nossas ideias, porém para ser concretizada de uma forma eficaz são necessários investimentos que automaticamente geram custos que podem ser altos ou não

11 Mai 2022 - 22h35 | Atualizado em 11 Mai 2022 - 22h35
Saiba se é necessário um alto investimento para inovar Lorena Bueri

Hoje em dia um dos principais fatores dentro de uma organização é a inovação, o que realmente torna algo diferente dos demais é o que será implantado de inovador naquele produto ou local, mas será essas inovações envolvem algum custo? Sim, mas nem sempre a jornada de colocar novas ideias em prática (inovar) traz garantias. A inovação pode ter um retorno a longo prazo após um investimento, principalmente quando trazem resultados expressivos, como também pode não dar certo.

Os primeiros passos para uma transformação inovadora são: Fazer um curso, comprar mais um equipamento, assinar mais uma plataforma. Ainda que por vezes isso aconteça de forma inconsciente, trata-se de um movimento de comodismo. A empresa continua estagnada, muitas vezes por medo de dar o primeiro passo – e isso tem um custo alto.

Para uma inovação dar certo, os astros precisam estar alinhados em quatro frentes: pessoas, processos, tecnologia e produto, porém existem vários projetos que nunca saem do papel apenas por serem extremamente irrealistas em termos do custo de execução.

É importante lembrar que a inovação com baixo investimento não é sinônimo de algo menos eficiente do que alternativas que são muito mais caras. Entra aí a importância da simplicidade, que na maioria das vezes é a característica central dos melhores produtos e serviços.

A fase inicial do Instagram mostra bem isso, antes de ganhar este nome ele se chamava Burbn e era cheio de recursos completamente dispensáveis. Uma busca por simplicidade dos fundadores resultou em uma ferramenta simples, com características  inovadoras. A simplicidade rendeu frutos: em quatro meses, o aplicativo já tinha 2 milhões de usuários, e hoje em dia é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo.


Logotipos do instagram dos antigos ao mais atual. (Foto: Divulgação/Medium)


Muitas vezes, a rota para a inovação sem gastar uma quantia absurda também está relacionada a conseguir olhar ao redor. Entra aí a importância de considerar com cuidado os recursos que se tem, e pensar em maneiras de utilizá-los da melhor forma possível.

 

Foto destaque: Símbolo da Inovação. Divulgação/Economia SC

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo