Notícias

Saiba quem foi Tiradentes: o mártir da Inconfidência mineira

Todos os que tinham posses conseguiram escapar da pena máxima, trocando-a pela prisão ou pelo exílio. Tiradentes, em contrapartida, teve a forca como destino

20 Abr 2022 - 16h21 | Atualizado em 20 Abr 2022 - 16h21
Saiba quem foi Tiradentes: o mártir da Inconfidência mineira  Lorena Bueri

O Brasil entra em feriado esta quinta-feira (21) para relembrar e homenagear a vida e a trágica morte de Joaquim José da Silva Xavier, ou simplesmente, Tiradentes. Devido a sua participação na Inconfidência Mineira, um dos primeiros movimentos organizados pelos brasileiros para conseguir a independência do país em relação a Portugal. O inconfidente foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. Séculos depois, Joaquim José da Silva Xavier ainda é lembrado por seu sacrifício.

Tiradentes se tornou o primeiro herói brasileiro, após ser executado como um criminoso, depois da nossa Independência, em 1822. Mas foi em 9 de dezembro de 1965 que o dia 21 de abril (data do enforcamento de Tiradentes) foi considerado feriado nacional. Instituído pelo presidente Castelo Branco, por meio da Lei N. 4.897. A referida norma também concedeu o título de "Patrono da Nação Brasileira" a Tiradentes.

No século 18, o Brasil era uma colônia portuguesa que gerava grandes lucros para sua metrópole, em função do ouro e dos diamantes que haviam sido descobertos na região que ficou conhecida como a das Minas Gerais. Esse território tornou-se o centro econômico e cultural do país. Nele, surgiram várias cidades ricas e importantes, como Vila Rica (atual Ouro Preto), São João Del Rei e Sabará.


Monumento de Tiradentes em Ouro Preto, Minas Gerais. (Foto: Reprodução:/Nova Escola)


Portugal explorava o ouro brasileiro, mas nem todas as pessoas ligadas ao garimpo pagavam os impostos que a metrópole cobrava. Também havia contrabando das riquezas minerais. Esses bens não eram infinitos e começaram a se tornar escassos.

O governo português, acreditava que a diminuição no volume de seus lucros com a mineração se devia ao contrabando e à sonegação dos brasileiros. Então, começou a aumentar os impostos e a tomar medidas repressivas contra os naturais da terra.

Frente a isso, os brasileiros se revoltaram contra a Coroa no que ficou conhecido como a Inconfidência Mineira. Não por coincidência, o movimento aconteceu quase na mesma época em que os Estados Unidos se tornaram independentes da Inglaterra. Na Europa, filósofos e pensadores criticavam a monarquia e o poder absoluto dos reis. Tudo isso influenciou as elites de Minas Gerais e as levou a conspirar em prol da Independência do Brasil.

Foto Destaque: Imagem de Tiradentes. (Foto Reproduçao: site: Colégio Jesuíta)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo