Notícias

Saiba quem é e quem ocupa o título de Dalai Lama

A representação de Buda na Terra que já reencarnou treze vezes ao longo de toda a história. Tenzin Gyatso é o atual líder e detentor do título de Dalai Lama

11 Abr 2023 - 10h55 | Atualizado em 11 Abr 2023 - 10h55
Saiba quem é e quem ocupa o título de Dalai Lama Lorena Bueri

Diferentemente de como muitos acham, Dalai Lama não é uma pessoa em si, ela é um cargo ocupado, um título espiritual, onde o indivíduo é a representação de Buda na Terra. 

Segundo a crença budista, os Dalai Lama já reencarnaram 13 vezes. O primeiro a ser escolhido para o cargo, foi Gedun Truppa, em 1391, permanecendo como “Sua Santidade” (termo ocidental normalmente usado para se referir ao Dalai Lama), até o fim de sua vida. 

Atualmente, quem ocupa essa posição de Dalai Lama, é o Tenzin Gyatso, de 87 anos, o 14º na história. Tenzin foi escolhido para exercer a função quando tinha apenas 2 anos de idade, quando foi considerado pelos monges tibetanos, a reencarnação do líder anterior, Thubten Gyatso.  

Em 1940, aos 5 anos de idade, Tenzin assumiu o cargo. Aos 15 anos, seu país foi invadido pela China, causando a Revolta Tibetana contra a China. Em uma tentativa falha de obter a independência do país chines, Gyatso teve de se exilar em Dharamsala, na Índia, local que vive até hoje. 

Mesmo estando exilado, o Dalai Lama ainda era considerado o chefe de estado do Tibete. Entretanto, em 2011, Tenzin fez um anúncio renunciando esse cargo da mão dos Dalai Lama, e o transferindo a quem o povo tibetano elegesse. 

Em 1989, Tenzin recebeu o Prêmio Nobel da Paz, por não utilizar a violência na tentativa de independência do seu país. 

O que se sabe hoje, é que por pelo menos mais três anos, Tenzin Gyatso seguirá no posto de Dalai Lama, até completar 90 anos. Após isso, ele irá conversar com os demais líderes budistas tibetanos, e decidirá se continuará no cargo e na instituição. 


Tenzin Gyatso, o Dalai Lama atual (Reprodução/Instagram Dalai Lama)


Caso não continue no cargo, os budistas tibetanos ficarão sem um representante como Dalai Lama, até que Tenzin venha a falecer. A procura por um novo Dalai Lama começa após a morte do antecessor, buscando uma nova criança, que possa vir a ser o sucessor do Dalai Lama. 

A criança é escolhida através de sinais vindas da encarnação anterior, ou de visões que os líderes budistas tiveram. As crianças encontradas, que possuem potencial para se tornarem um Dalai Lama, são levadas ao monastério e treinadas. Alguns métodos como mostrar para as crianças itens pertencentes ao antigo líder são fundamentais na escolha. 

Foto Destaque: Dalai Lama em sua oração (Reprodução/Instagram Dalai Lama)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo