Notícias

Saiba quem é as autoridades convidadas para o funeral da rainha Elizabeth

Líderes mundiais são convidados para prestar suas últimas homenagens a antiga monarca, rainha Elizabeth II, a rainha faleceu nesta última quinta-feira (8).

14 Set 2022 - 20h35 | Atualizado em 14 Set 2022 - 20h35
Saiba quem é as autoridades convidadas para o funeral da rainha Elizabeth  Lorena Bueri

Na próxima segunda-feira (19) ocorrerá o funeral de Estado da rainha Elizabeth II na Abadia de Westminster, em Londres, será uma das maiores ocasiões diplomáticas do século. Líderes mundiais como políticos, figuras públicas e membros da realeza europeia, mais de 500 dignitários de todo o mundo, Irão a Londres para prestar suas últimas homenagens à rainha, que morreu na última quinta-feira (8). Até o momento nenhuma lista oficial foi publicada, mas alguns convites já foram enviados.

O primeiro a confirmar sua presença foi o presidente dos EUA, Joe Biden, “Ainda não sei quais são os detalhes, mas irei.” Afirma Biden para repórteres na sexta-feira (9). Liz Truss, recém-eleita primeira-ministra do Reino Unido também prestará homenagem a monarca na próxima semana. Outros presidentes confirmados foram o sul-coreano Yoon Suk Yeol e o brasileiro Jair Bolsonaro, os presidentes estarão presentes na despedida final da rainha.

Espera-se também que os líderes dos países da Commonwealth participem, junto com a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, e o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese. “Eu priorizaria, é claro, ao lado do governador-geral, cumprir nosso dever de representar a Nova Zelândia e transmitir as condolências de toda a nossa nação”, disse Ardern à TVNZ.

O imperador japonês Naruhito e a imperatriz Masako viajarão para Londres para o funeral da monarca, um movimento incomum que demonstra a estreita relação entre as famílias reais britânicas e japonesas.

Membros de famílias reais estrangeiras também estarão participando do funeral da rainha nesta segunda-feira (19). O rei da Espanha Felipe VI e sua esposa, rainha Letizia, estarão presente entre os membros da realeza europeia.

O rei da Jordânia, Abdullah II, que lembrou a rainha como um “farol de sabedoria e liderança com princípios”  e uma “líder icônica”, também estará presente em seu funeral.


Caixão da rainha Elizabeth II é transferido para Londres - Foto: Andrew Milligan - WPA Pool/Getty Images


Mas nem todos os líderes mundiais foram convidados. De acordo com agência de notícias britânicas PA Media, três países não foram solicitados a enviar líderes sendo eles Afeganistão, Venezuela e Síria. PA Media também acrescentou que representantes da Coreia do Norte e Nicarágua foram convidados “apenas em nível de embaixador”.

Líderes da Rússia e Mianmar também estarão ausentes na cerimônia. Segundo uma fonte sênior do governo britânico, as relações diplomáticas entre o Reino Unido e a Rússia praticamente entraram em colapso desde a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Myint Swe, presidente de Mianmar, não será convidado a cerimônia, após um golpe no país no ano passado.O corpo da rainha será enterrado na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, onde seus pais, irmã, a princesa Margaret, e seu marido, príncipe Philip, também estão enterrados.

 

Foto: Coroa e flores sobre caixão da rainha Elizabeth II durante velório na Catedral de St Giles. Destaque\Reuters. Reprodução: Andrew Milligan - WPA Pool/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo