Tech

Saiba quais são os principais desafios para a utilização de drones nos serviços de delivery

Diante dos desafios as entregas via drone por empresas de delivery pode levar um tempo, até mesmo anos, para ser colocado em prática. Podemos considerar a grandeza do nosso território nacional como um deles.

26 Abr 2022 - 17h15 | Atualizado em 26 Abr 2022 - 17h15
Saiba quais são os principais desafios para a utilização de drones nos serviços de delivery Lorena Bueri

Empresas que trabalham com delivery já estão, há mais de dois anos, investindo em testes para ter fundamentos e determinados critérios técnicos de segurança na entrega através de drones. Mesmo já sendo autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), há muitos desafios a serem vencidos, visto que, os drones precisarão dividir o espaço aéreo com aves, aeronaves e fios elétricos.

Quando divulgada a liberação da Anac, a atenção de todos foi fisgada e houve muitas campanhas de empresas do setor, através dos drone, os pedidos sejam alimentos ou produtos chegaram de forma mais rápida aos clientes. Mas é necessária muita análise para a prática dessas entregas. Entre os variados desafios, temos como principal a grandeza do nosso território nacional.

A Amazon é uma das empresas que já está há bastante tempo avaliando a possibilidade de fazer uso de drones para suas entregas, desde 2013 a empresa demostra esse interesse, porém, até o momento, não há nada definido. Diante disso podemos perceber que o uso dos drones  por empresas de delivery pode levar um tempo, até mesmo anos, para ser colocado em prática.


Testes com drones do Ifood. (Foto: Reprodução/Forbes)


Vitor Magnani que é especialista em Relações Institucionais e Governamentais para ecossistemas inovadores, além de ser presidente da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O) e do Conselho de Economia Digital da Fecomercio/SP e professor da FIA. Sinaliza alguns dos desafios e pontos relevantes para que empresas do setor realizem o uso de drones em suas operações.

Segurança: o surgimento de novas autorizações pode fazer com que haja diversos drones de diferentes empresas sobrevoando o espaço aéreo. É possível ter uma organização segura desse espaço?

Roubos: Será preciso muita atenção para esse ponto, pois, há um risco não só para os equipamentos, mas da própria carga antes de chegar ao seu destino.

Privacidade: Visto que os drones podem filmar e até fotografar. É possível manter a privacidade das pessoas com essa opção de entrega?

Chuvas: Em casos de temporais que, muitas vezes, fecham até aeroportos. Os drones que são equipamentos eletrônicos, estão prontos para esses momentos, ou isso pode causar um acumulo de entregas?

Limitações: Muitos desses equipamentos, que possuem modelos mais tradicionais, só tem a capacidade de carregar aproximadamente 3Kg. As entregas mais pesadas teriam que seguir com o modelo tradicional, não podendo ser levadas pelos drones.

Sons: os equipamentos são muito barulhentos, o que pode prejudicar o uso dos drones em áreas residenciais, caso moradores desejem interromper as entregas devido ao barulho ou limitar esse tipo de entrega a horários comerciais.

Ainda há muito a ser feito e analisado antes de tornar as entregas por drones efetivas. As empresas precisão melhorar a sua gestão de rotas para uma melhor operação. A segurança física e integridade dos clientes também é de grande importância. Será um longo caminho a ser percorrido, mas fará parte do crescimento do varejo em nosso país.

 

Foto Destaque: Drone com pacote para entrega. Reprodução/CircuitDigest.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo