Bem Estar

Saiba quais são os malefícios causados por hábitos no home office

O home office pode acarretar em maus hábitos, com a pandemia tornou-se inevitável e ocasionar em problemas de saúde, como: insônia, dor nas costas ou problemas de concentração.

13 Abr 2022 - 10h24 | Atualizado em 13 Abr 2022 - 10h24
Saiba quais são os malefícios causados por hábitos no home office Lorena Bueri

Com a pandemia de Covid-19, surgiu a necessidade do isolamento social e o home office tornou-se a melhor saída para muitas pessoas. No entanto, trabalhar em casa, olhando diretamente para diversas telas durante horas por dia, pode acarretar em problemas no funcionamento do organismo. Segundo estudo da farmacêutica britânica LloydsPharmacy, publicado em 2021, insônia, excesso de peso e a má postura são alguns exemplos de maus hábitos adquiridos durante o período de isolamento.

Abaixo, verifique mais alguns dos danos que o home office e os hábitos adquiridos na pandemia podem causar.

Queda de cabelo


Queda de cabelo podem ser causados por estresse e ansiedade. (Foto: Reprodução/A Gazeta)


O estresse e a ansiedade perante as incertezas provenientes do estado do mundo fizeram com que queixas de queda de cabelo aumentassem nos consultórios de dermatologistas. A tricologista Viviane Coutinho explica que: “Quando estamos estressados, o corpo libera substâncias inflamatórias e hormônios, que afetam os folículos pilosos e convertem os fios da fase de crescimento para fase de queda de forma acentuada”.  

Algumas das medidas preventivas que ajudam a evitar a perda dos fios são, por exemplo, uma alimentação balanceada e tratamentos redobrados no couro cabeludo.  

Má postura e dor nas costas


Má postura pode ser evitada se a pessoa, simplesmente, levantar e caminhar um pouco. (Foto: Reprodução/O Liberal)


Com o propósito de equilibrar a produtividade e a saúde, o hábito de trabalhar em frente à tela do computador tem que ser feito de forma cautelosa para que haja a prevenção do surgimento de dores, em especial, as que são causadas por simplesmente ficar sentado por muito tempo. Permanecer horas numa mesma posição errática (sem levantar-se e caminhar por mínimos minutos) pode ocasionar desconforto e lesões corporais.

Falta de concentração


Falta de concentração é bastante comum em home office. (Foto:Reprodução/InfoMoney)


A falta de concentração no home office é bastante comum porque a mente já é, naturalmente, predisposta para se distrair, em especial quando o ambiente de trabalho é modificado e fica mais confortável. Dessa forma, a psicanalista especializada em Educação Sistêmica, em São Paulo, Juliana Machado informa que: “O ser humano não é acostumado a estabelecer a concentração e receber os benefícios que esse ato pode proporcionar durante a execução de todas as tarefas do dia a dia - uma façanha necessária para a boa saúde mental e física”.

Foto Destaque: Malefícios causados pelo home office. Reprodução/Faculdade De Ciências Médicas Da Santa Casa De São Paulo.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo