Saúde

Saiba porque tem que cuidar bem das lentes de contato

Mesmo que ofereçam vantagens, o mau uso das lentes de contato pode ocasionar em infecções severas aos olhos. Especialistas apontam para a campanha "Setembro Safira"

14 Set 2022 - 11h08 | Atualizado em 14 Set 2022 - 11h08
Saiba porque tem que cuidar bem das lentes de contato Lorena Bueri

Que a população está cada vez mais com os olhos vidrados em telas (tanto faz ser a do celular, televisão ou computador) isso não tem como negar. No entanto, a “Veja Saúde”, em matéria da oftalmologista e chefe do Departamento de Lentes de Contato do Hospital de Olhos de Florianópolis, Cláudia Del Claro, divulgou um estudo científico publicado por uma das revistas médicas de oftalmologia mais importantes, a JAMA Ophthalmology, que mostrou as consequências acarretadas por esse excesso, como um aumento de 200 a 400 vezes no número de casos de miopia na China. 

O aumento de casos de miopia já trata-se de um tema que está causando preocupação em diversos pesquisadores.  Inclusive, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no ano de 2050, mais da metade da população mundial será portadora de miopia.  


Post sobre Setembro Safira da oftalmologista Cláudia Del Claro. (Reprodução/Instagram @drclaudiadelclaro)


Sendo assim, as lentes de contato devem se tornar cada vez mais populares. Conforme a matéria da “Veja Saúde”, esse crescimento será por motivos variados, sendo um deles o fato de as lentes proporcionarem maior conforto e um campo de visão maior. 

Apesar de bons recursos ópticos, é importante que os cidadãos saibam como usá-las da forma mais apropriada. Com o intuito de solucionar esse problema, a campanha Setembro Safira surgiu, focando na conscientização sobre o uso correto das lentes de contato.  

Segundo informações do “Correio Braziliense”, o nome da campanha vem do significado da pedra preciosa safira, conhecida como “pedra da sabedoria”. 

Ao veículo de comunicação, o professor e oftalmologista, Tiago Cezar Pereira Ferreira, explica a campanha: "Esse nome foi escolhido, pois a campanha não visa apenas conscientizar, e sim educar a população quanto ao correto uso das lentes de contato para que não haja prejuízo ocular e para que o usuário tenha melhor experiência com as lentes"

Mesmo que os pacientes sejam instruídos sobre o uso das lentes, há poucos que se dão conta dos riscos provenientes do mau uso. Os prejuízos vão desde sensações desconfortáveis até lesões de diversas gravidades. Devido tratar-se de um tecido transparente e as lentes estão em contato constantemente com a córnea, podem ocorrer úlceras na mesma e mesmo a perda da visão.  

A própria Cláudia Del Claro aponta, como uma especialista em lentes de contato e com tantos anos de prática médica, ter percebido que entre 80% e 90% dos pacientes não usam as lentes da forma apropriada. A mesma mostra que há relatos de pessoas que esquecem de tirá-las antes de ir dormir, que deixam ultrapassar o prazo de validade ou que põem e retiram com pressa, sem antes lavar as mãos. 

Além disso, a especialista deixa claro que o mau uso das lentes lidera o ranking de fatores que levam à uma inflamação chamada ceratite infecciosa, assim como é a quinta principal causa de cegueira em países desenvolvidos e também em desenvolvimento.  

Foto Destaque: Mau uso de lentes de contato pode causar dados à córnea. Reprodução/Instagram @setembrosafira. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo