Saúde

Saiba por quanto tempo é normal sentir dores de cabeça

As dores de cabeça acometem indivíduos em todo o mundo. No entanto, existem algumas dúvidas a respeito e, em entrevista, médicos informam sobre quanto dura esse desconforto

06 Abr 2022 - 11h17 | Atualizado em 06 Abr 2022 - 11h17
Saiba por quanto tempo é normal sentir dores de cabeça Lorena Bueri

No cotidiano, são vários os fatores que podem provocar uma dor de cabeça, como: uma má noite de sono, consumo exagerado de bebidas alcoólicas, uma refeição que não caiu tão bem, períodos de estresse, uma sinusite ou mesmo o uso de óculos com o grau errado. Às vezes, essa dor pode até vir na companhia de distúrbio visual, náuseas, vômito e secreção nasal (caso seja uma sinusite).  

Porém, uma duradoura dor de cabeça, frequente e intensa pode ser o indicativo de diversas comorbidades, tais como: tumores cerebrais, meningite, hemorragia, entre outros quadros infecciosos. Devido a esses fatores, não é recomendado ignorar o desconforto. 


Ter uma má noite de sono é um dos fatores que provocam a dor de cabeça. (Foto: Reprodução/Sempre Família)


 

No entanto, cada caso de cefaleia (termo médico para dor de cabeça) deve ser avaliado por algum especialista e, assim, fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento e prescrever o medicamento adequado.  Vale ressaltar que, em meio ao fato de que existem cerca de 150 tipos de dor de cabeça, somente o médico tem a capacidade para analisar o quadro.

Em entrevista ao site VivaBem, especialistas da área deram mais detalhes a respeito de uma dúvida: por quanto tempo é normal sentir dores de cabeça?

Os profissionais de saúde apontam que a chamada cefaleia primária, quadro onde a dor de cabeça é o principal ou único sintoma, comum em casos de estresse, sinusite, má postura ou má noite de sono, costumeiramente tem a duração de até uma semana, óbvio dependendo do que a desencadeou. 

Em casos de enxaqueca, uma cefaleia ocasionada por alguma predisposição neurobiológica, geralmente tem duração de até 72 horas.

No entanto, à entrevista, os médicos apontam que deve-se voltar a atenção para a frequência da dor, se for superior a três dias por mês e sem ter algum fator específico que a tenha desencadeado, ou se o indivíduo sofre com crises de enxaqueca mais de uma vez por semana, é necessário procurar ajuda de um neurologista e fazer uma avaliação médica. Os profissionais alertam que, se não for esse o caso, mas mesmo assim, o incômodo é tamanho que chega a prejudicar nas atividades diárias, é também recomendado procurar a ajuda do mesmo especialista e assim entender o que está havendo. 

Foto Destaque: Existem cerca de 150 tipos de dores de cabeça. Reprodução/Extra Online - Globo. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo