Notícias

Saiba os detalhes da posse de Lula

O presidente eleito deve discursar no Planalto. Janja, que está coordenando os preparativos da cerimônia, já anunciou shows com 20 artistas.

11 Dez 2022 - 13h35 | Atualizado em 11 Dez 2022 - 13h35
Saiba os detalhes da posse de Lula Lorena Bueri

Cerca de 300 mil pessoas são esperadas para a posse do presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva, no dia 1º de janeiro de 2023, segundo o gabinete do governo de transição. Lula será o 39º presidente a tomar posse desde 1889, quando aconteceu a Proclamação da República. 

Como é costume, a cerimônia segue diversos ritos oficiais, como o desfile, em carro aberto, do cortejo presidencial, o ato de posse no Congresso Nacional, a passagem da faixa presidencial, no Palácio do Planalto, e o discurso no parlatório do Planalto.

A futura primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, está na coordenação dos preparativos para o evento e já confirmou mais de 20 shows, com diversos artistas que se apresentarão, em dois palcos montados pela capital do país, no dia da cerimônia.

De acordo com Janja, a cerimônia vai seguir o roteiro oficial, mas terá algumas pequenas alterações. A maioria dos preparativos já está definida, mas alguns detalhes do evento ainda seguem em segredo.


Lula durante discurso de vitória, após a eleição em outubro (Ricardo Stuckert/Reprodução/Site do PT)


O protocolo oficial segue dessa forma:

1º O desfile presidencial, em carro aberto, pela Esplanada dos Ministérios. Tradicionalmente ele se inicia por volta das 14h30.

2º A chegada no Congresso Nacional, onde o presidente eleito e seu vice serão recebidos pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, além do presidente do Supremo Tribunal Federal e o Procurador-Geral da República.

3º No Plenário da Câmara dos Deputados, por volta das 15h, acontecerá a sessão solene de posse, com os seguintes protocolos:

- Juramente de compromisso constitucional, onde o presidente e o vice juram "manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil".

- Assinatura do termo de posse.

- Pronunciamento do presidente empossado.

Finalizado esse ato, o presidente empossado desce a rampa do Congresso. Neste ponto teremos uma das primeiras alterações anunciadas por Janja, a salva de 21 tiros de canhão, prevista para acontecer durante a descida, será substituída em razão de pessoas com deficiência e animais.

Seguindo o protocolo, teremos ainda:

4º O ato da entrega da faixa presidencial. Aqui está uma das maiores dúvidas até agora: quem irá passar a faixa? Tradicionalmente o presidente com o mandado encerrado faz as honras, mas Bolsonaro ainda não se manifestou oficialmente sobre o resultado do pleito. Já o atual vice-presidente, Hamilton Mourão, disse que não passará a faixa a Lula.

5º A recepção no Palácio do Itamaraty encerra esse rito oficial. No local, Lula irá recepcionar as autoridades internacionais e chefes de Estado presentes. Segundo o gabinete do governo de transição, diversas autoridades já confirmaram presença, entre elas estão os presidentes de Alemanha, Argentina, Angola, Bolívia, Cabo Verde, Colômbia, Chile, Costa Rica, Guiné-Bissau, Portugal e Timor Leste.

Além da transferência da faixa, outras questões ainda permanecem em aberto, como de onde o presidente eleito deve sair para a posse, se ele participará dos shows, se usará o carro presidencial Rolls-Royce para o desfile e ainda se a cachorrinha Resistência, adotada por Janja durante a prisão de Lula, subirá a rampa do Planalto com os dois.

 

Foto destaque: Lula será o 39º presidente a tomar posse desde a Proclamação da República (Ricardo Stuckert/Reprodução/Site do PT)

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo