Saúde

Saiba os benefícios de consumir alimentos ricos em Vitamina A

Ovos, fígado de boi, abóbora e cenoura são alguns dos alimentos ricos em concentração de vitamina A, micronutriente essencial para a saúde dos olhos e a regeneração celular

30 Mar 2022 - 19h57 | Atualizado em 30 Mar 2022 - 19h57
Saiba os benefícios de consumir alimentos ricos em Vitamina A Lorena Bueri

As vitaminas são compostos orgânicos essenciais para o funcionamento do organismo e do sistema imunológico de seres humanos. Esses micronutrientes estão presentes nos alimentos que comemos, o que indica a importância de uma alimentação consistente. A vitamina A, conhecida também como retinol, tem ação significativa sobre a saúde dos olhos e a renovação celular do corpo. Nesse contexto, o retinol age melhorando a visão, auxiliando no crescimento, contribuindo na formação dentária e de colágeno.

Em entrevista à Revista Veja, a nutróloga Sylvana Braga conta que devido à ação antioxidante da vitamina, ela acaba sendo benéfica no combate à acne, em inibir a carcinogênese (formação do câncer), combater a anemia, evitar úlceras de pele, melhorar a imunidade e evitar a periodontite.

No entanto, é necessário exercer a administração correta do composto, pois o excesso pode causar problemas como pele seca, dores no osso e articulação, tontura e queda de cabelo. Enquanto a falta da vitamina indica a possibilidade do desenvolvimento de xeroftalmia – condição que pode levar à cegueira. Além disso, as funções de defesa do sistema imunológico ficam prejudicadas.


Além das vitaminas A, K, C, E e complexo B, cenoura possui sais minerais como cálcio e ferro (Foto: Reprodução/Pixabay). 


A vitamina A está presente em alimentos de origem animal e vegetal. Confira abaixo alguns alimentos que possuem alta concentração do nutriente, segundo a especialista:

  1. Fígado de boi
  2. Queijo (principalmente queijo minas e queijo prato)
  3. Ovo
  4. Batata-doce
  5. Manga
  6. Leite
  7. Mamão papaia
  8. Laranja
  9. Abóbora
  10. Damasco
  11. Cenoura
  12. Brócolis
  13. Espinafre
  14. Pêssego

O retinol também pode ser encontrado em cosméticos, como nos séruns. Neles, a composição pretende reduzir poros, sinais de acne, rugas e linhas de expressão. No entanto, deve ser utilizado com cuidado e de acordo com a recomendação de um dermatologista. Em relação aos alimentos, também é indicada a consulta com um profissional qualificado para avaliar os índices de vitamina A no organismo e quais são as medidas adequadas para que o paciente se mantenha abastecido da maneira correta.

 

Foto Destaque: Ovos, ricos em vitamina A. Reprodução/Pixabay

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo