Empreendedorismo

Saiba os benefícios da criação de um podcast para sua empresa

Conheça o podcast, um formato de conteúdo em alta para marcas e saiba quais os principais benefícos que esse programa pode trazer para a sua empresa.

07 Nov 2022 - 10h40 | Atualizado em 07 Nov 2022 - 10h40
Saiba os benefícios da criação de um podcast para sua empresa Lorena Bueri

O Podcast é um programa de áudio previamente gravado e disponibilizado na internet por meio de plataformas de streaming ou para download.

A grande distinção entre os programas de podcast e os programas de rádio é a possibilidade de ouvir em qualquer horário, além de poder escolher temáticas especificas as quais, muitas vezes, são abordadas com mais profundidade.

O podcast é um formato muito acessível que pode ser ouvido online ou offline, em smartphones ou computadores. Esse formato surgiu em 2004, foi criado por Adam Curry e tem como marco a criação de uma plataforma para agregar diferentes podcasts em um único lugar.

Consumo de podcast no Brasil e no mundo

O brasil é o terceiro país que mais consome podcasts no mundo, de acordo com uma pesquisa do CupomVálido em parceria com Statista e Ibope. Segundo uma pesquisa do jornal O Globo em conjunto com o Ibope, o Brasil é o quinto maior produtor de podcasts do mundo.


Studio de gravação de podcast (Foto: Reprodução/Pinterest)


Mais de 40% da população brasileira já ouviu um podcast pelo menos uma vez nos últimos 12 meses. O perfil dominante de ouvintes é composto por homens de 25 a 34 anos, pertencentes à classe média.

O formato mais ouvido pelos brasileiro é o de entrevista. O gênero favorito dos brasileiros é sociedade e cultura, seguido por educação, estilo de vida, religião e comédia.

Benefícios do podcast para o marketing de uma empresa

Há inúmeros benefícios do podcast no marketing de empresas, como a construção de uma relação mais íntima com o ouvinte ou consumidor, a criação e consolidação da identidade da marca, a inovação e adaptação aos novos hábitos de consumo do público e a acessibilidade do formato.

Além disso, esse formato traz diversas possibilidades de abordar produtos e serviços, tornando possível também fidelizar clientes e atrair novos potencias consumidores.

 

Foto destque: Microfone para gravação de podcasts (Reprodução/Pinterest).

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo