Bem Estar

Saiba o que especialistas acham de tratar o inchaço nos pés com água e sal

Descubra se tratar o inchaço dos pés com água quente e sal é mais recomendável. Especialistas de diferentes áreas da medicina dão mais esclarecimentos a respeito do assunto.

16 Mar 2022 - 10h38 | Atualizado em 16 Mar 2022 - 10h38
Saiba o que especialistas acham de tratar o inchaço nos pés com água e sal Lorena Bueri

Devido os inchaços nos pés serem bastante incômodos (podem ser causados por retenção de líquidos, falta de circulação ou sedentarismo), diversas alternativas são elaboradas para aliviar as dores e um dos mais pensados é mergulhar os pés numa simples mistura de água e sal.

Porém, André Echaime Vallentsits Estenssoro, cirurgião vascular, garante que: “Em caso de dor, a água quente pode até dar um alívio momentâneo, mas o uso do sal é um mito e não tem nenhum papel em desinchar os pés”

Especialistas recomendam, antes de qualquer coisa, entender o que causou o inchaço e procurar entender em que estado se encontra a área afetada. 

Geralmente, o calor não é o mais aconselhável em situações graves. É o que explica o fisioterapeuta Wouber Hérickson de Brito Vieira: “O calor promove vasodilatação e pode ocasionar o aumento do processo inflamatório e inchaço. Por outro lado, em situações crônicas, com o edema já instalado, o calor pode ser uma alternativa para mobilizar e reduzir o inchaço”


Pés de um homem em água quente. (Foto: Reprodução/Vecteezy)


O bioquímico Alexandre Cavagis sugere que: “Pela lógica científica, alternar a imersão em água quente e fria, seria mais efetivo para diminuir o inchaço”.  

Na opinião de José Antônio Veiga Sanhudo, médico ortopedista e traumatologista, as pessoas tem que voltar a atenção, em casos de hematoma pós-trauma, ao calor já que pode ser de grande ajuda para a vasodilatação. De acordo com o site Viva Bem, a água quente pode diminuir a dor por causa do aumento circulatório no local afetado e, por consequência, a sensação de relaxamento muscular ou tecidual. 

O doutor Cavagis ressalta que o sal não faz diferença em nada do tratamento. “Algumas pessoas podem acreditar que isso afete de alguma maneira, mas, do ponto de vista químico, o sal dissolvido não interfere no inchaço de forma alguma”. 

O mesmo explica que se fosse para o sal tratar alguma lesão externa poderia fazer algum efeito. Mas os inchaços estão diretamente ligados a problemas de circulação (ou seja, problemas internos) e não há possibilidade de o sal ajudar com a dor. 

Foto Destaque: Pés em água quente. Reprodução/Personare. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo