Money

Saiba o que é “tokenização de ativos” e como ele está mais próximo do que você pensa

Conheça a Stonoex, corretora brasileira especializada na “tokenização” de ativos tangíveis e intangíveis

25 Abr 2022 - 18h17 | Atualizado em 25 Abr 2022 - 18h17
Saiba o que é “tokenização de ativos” e como ele está mais próximo do que você pensa Lorena Bueri

Você sabe o que é “tokenização de ativos”? Mesmo não sendo algo recente, foi apenas nos últimos anos que essa modalidade de investimento veio para mudar todos os setores da economia, por referir-se ao processo de emissão de um token em blockchain.

Um token de ativo é uma representação digital de um ativo real que pode ser algo tangível (como commodities, obras de arte e imóveis) ou algo intangível (como direitos autorais, precatórios, músicas e marcas registradas), que existem e tem valor”, explica Rayan Cruz, que é especialista em criptomoedas.

Na verdade, qualquer ativo pode se tornar um token. E esse conceito atingiu principalmente o agronegócio brasileiro, que é um dos principais propulsores da indústria nacional que, de acordo com o Ministério da Cultura, corresponde a quase 22% do PIB brasileiro - dados de 2019.


Tokens (Foto: Reprodução/Divulgação)


A Stonoex, que é uma empresa que vem se destacando neste setor, lançou recentemente o primeiro criptoativo-token indexado ao valor dos fertilizantes, conhecido como Cibracoin. Além disso, em 2021 a empresa também lançou a “Coffe Coin”, token de café em parceria com a Minasul, que é uma das maiores cooperativas cafeeiras do Brasil.

“Com um mercado de criptomoedas tão volátil e especulativo, os tokens lastreados em ativos reais (Como Coffee Coin e CibraCoin) possuem um maior grau de previsibilidade e podem ser inseridos na carteira até mesmo dos investidores mais conservadores. A tecnologia blockchain é muito mais revolucionária que o próprio Bitcoin, e a Stonoex tem o papel de expandir todo seu potencial de aplicabilidade, com os Tokens, possibilitando o desenvolvimento deste mercado no Brasil”, explica Rayan.

Ainda de acordo com o especialista, qualquer pessoa consegue abrir uma conta por meio do site da corretora e tem total segurança. O Cibracoin, que foi a primeira do mundo vinculada aos fertilizantes - um dos insumos mais importantes da produção agrícola -, tem algumas vantagens, como:

Liquidez: possibilidade de negociar o ativo a qualquer momento (24/7);

Flexibilidade: sem prazo limite para resgate de fertilizantes;

Proteção: fixa o preço do fertilizante sem o ônus de armazenagem do produto físico. Uma alternativa ao Hedge e Barter.

 

Foto destaque: Tokens. Reprodução/Divulgação

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo