Bem Estar

Saiba o que é e como acontece o processo de detoxificação

Técnica que consiste na limpeza de impurezas do organismo está em alta após as confraternizações de final de ano. Médico explica como fazer o processo de uma maneira simples e prática

02 Jan 2023 - 11h10 | Atualizado em 02 Jan 2023 - 11h10
Saiba o que é e como acontece o processo de detoxificação Lorena Bueri

Finalizadas as festas de final de ano, é hora de refletir sobre os momentos que passaram e estabelecer novas metas para o ano que se inicia. Dentre os muitos sonhos e as expectativas que as pessoas estão empenhadas em realizar, a de uma saúde melhor é uma das primeiras opções. Nesse contexto, incluem-se as famosas dietas.

As opções são variadas, mas aquelas baseadas em sucos, também chamadas de detox, são as que mais chamam atenção, principalmente, pelo fácil preparo. Deste termo, que virou moda entre artistas e famosos, surgiu a expressão “Detoxificação”. O conceito representa a limpeza das toxinas do organismo, livrando-o das impurezas e melhorando seu metabolismo. De acordo com o Dr. José Ribas, da clínica REVIV, a ingestão de alimentos, em geral, passa por órgãos como o fígado e os rins, mas também envolve o funcionamento corporal como um todo. “A maior parte do processo de detoxificação, em torno de 60% a 65% é dado pelo fígado. Apenas 20% é dado pelo intestino. As demais porcentagens estão distribuídas em órgãos do nosso corpo, como pulmão, rins, e em células do nosso sistema imunológico, como pele e placenta”, fala o profissional.

Existem, ainda, alguns alimentos que contribuem para a eliminação das toxinas do corpo, mantendo o metabolismo regular de uma forma geral, principalmente, quando "inseridos por via natural", ou seja, consumidos nas refeições diárias. Estes aplicam-se diretamente ao processo de detoxificação, já que têm propriedades que os enquadram como fonte de medicamentos. “Temos, como exemplos clássicos, a cúrcuma, vinda através do açafrão, o extrato de alho envelhecido, o resveratrol, encontrado em sementes de uvas, e as brasílicas, encontradas em alimentos como brócolis, couve e espinafre", pontua Ribas.

"Compostos como as oleaginosas e, até mesmo, a pimenta auxiliam no processo de detoxificação hepática por aumentarem os níveis de um antioxidante universal chamado Glutationa. Por isso, dizemos que esses alimentos não devem ser consumidos somente no período de final de ano, mas ao longo da vida”, afirma. Além disso, substâncias como os polifenóis, muito presentes em frutas e vegetais, também são mecanismos importantes em processos fisiológicos, como a prevenção de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e câncer, a partir da sua influência nos genes. Portanto, adquirem papel importante na longevidade, e seus efeitos se devem, principalmente, pela alta capacidade antioxidante e anti-inflamatória, influenciando, ainda, na sensação de bem-estar. 

Ribas também chama a atenção para o fato de que, diferentemente do que a maioria das pessoas pensam, os sucos detox são apenas uma das formas de detoxificação, somadas às muitas outras existentes entre os alimentos funcionais. Por isso, devem ser usados como complemento alimentar. “Os sucos detox servem, em sua maioria, como repositores para a hidratação corporal. Um facilitador, já que o consumo de alimentos funcionais, como couve e abacaxi, acaba exercendo este papel de terapia complementar, que é acrescida pelo consumo de alimentos e alguns nutracêuticos, gerando um equilíbrio do sistema fisiológico e metabólico”, afirma o especialista.

Consumo exagerado

Outra grande preocupação, segundo Ribas, está no período de festas de final de ano, o que leva muitas pessoas a consumirem alimentos de forma exagerada, liberando diversas toxinas no corpo e podendo, consequentemente, acelerar o processo de envelhecimento. Entre os exemplos, estão os corantes, presentes em refrigerantes, e as toxinas liberadas por bebidas alcóolicas, o que dificulta o processo de detoxificação e aumenta o processo inflamatório. Alimentos baseados em açúcar, carne vermelha e cereais refinados também integram a lista.

Aliado a isso, há o surgimento de doenças relacionadas à má alimentação. De acordo com o especialista, existe, ainda, o fato de que o consumo de agrotóxicos, de uma maneira indireta, também favorece os quadros graves de toxinas no organismo. “Os inseticidas, fungicidas e herbicidas que se encontram presentes nestes alimentos, muitas vezes, a gente acaba consumindo-os ou, até mesmo, preparando sucos detox 'ricos' em agrotóxicos quando, ao invés de nos auxiliarem, acabam atrapalhando o nosso corpo”, pondera Ribas, chamando a atenção também para o glifosato, composto encontrado em alimentos não-orgânicos e o herbicida mais utilizado pela agricultura brasileira, com potencial para o desenvolvimento de células cancerígenas.

Regulação do sono

Já em relação ao sono, o especialista diz que, períodos festivos como os proporcionados pelo final do ano, acabam por influenciar no ciclo circadiano das pessoas, e isso pode abrir precedentes para a mudança do funcionamento hormonal do corpo, principalmente, da melatonina e do cortisol, responsáveis por regular o processo. “O fato dos indivíduos dormirem muito tarde acaba mexendo com este ciclo e, como consequência, deixa, muitas vezes, as pessoas mais compulsivas no dia seguinte. Corrobora também a alimentação composta por alimentos mais gordurosos, comprometendo não só os processos de detoxificação, como também os processos bioquímicos no dia seguinte”, afirma.

O profissional ressalta que o processo de planejamento alimentar adequado deve ser anual, e não apenas durante um determinado período. “O problema maior não é o que acontece do Natal ao Ano Novo, mas do Ano Novo até o próximo Natal, e todas as técnicas relacionadas à medicina preventiva ou à medicina do estilo de vida vão auxiliar no processo de envelhecimento das pessoas, podendo, algumas vezes, cair em tentação ou, até mesmo, dormir por períodos mais longos, sem afetar o ciclo hormonal e metabólico.

Por fim, Ribas alerta que o estilo de vida é o que vai garantir ao indivíduo um envelhecimento saudável. Hidratar-se bem, alimentar-se de maneira saudável, não fazer apenas estratégia de suco detox. Este é o estilo de vida que visa garantir o envelhecimento saudável e pode favorecer, às vezes, a prática de algumas exceções para que a gente possa gozar da vida de maneira necessária, mas com bom senso e pensando, principalmente, nas consequências do que a gente faz do nosso processo de velhice.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo