Saúde

Saiba o que é Talassemia, quais os sintomas e formas de tratamento

A talassemia é um tipo de anemia hereditária, os portadores dessa condição apresentam uma redução ou ausência da hemoglobina. Não há cura, porém existe tratamento.

12 Mai 2022 - 21h00 | Atualizado em 12 Mai 2022 - 21h00
Saiba o que é Talassemia, quais os sintomas e formas de tratamento Lorena Bueri

A talassemia é um grupo de anemias hereditárias, ou seja, seu desenvolvimento ocorre por questões ligadas à genética. A condição que abrange esse conjunto de doenças crônicas se caracteriza principalmente pela redução ou ausência da hemoglobina, a proteína responsável pelo transporte de oxigênio pelo organismo através da corrente sanguínea, também conhecida como glóbulos vermelhos.

As pessoas que sofrem com essa anemia podem ser acometidas por problemas como: aparência pálida, aumento do baço, distúrbios endócrinos e do coração, atraso no crescimento e no desenvolvimento sexual, sem contar o risco mais evidenciado para infecções. Podem também, apresentar dificuldades ao realizar exercícios físicos por conta da má oxigenação, logo, causando um cansaço desproporcional e fraqueza. Em casos mais graves pode causar alteração na formação óssea.

É também conhecida como anemia do Mediterrâneo e sua presença no Brasil é relativamente rara, aproximadamente 150 mil casos por ano. É uma doença sem cura, entretanto, existe tratamento, que consiste em suplementos de ácido fólico e medicamentos usados em conjunto com a quimioterapia para recuperar a produção de hemoglobina. Em certos casos pode ser necessária uma transfusão de sangue. Para as talassemias do tipo menor, que são menos graves, não há necessidade de tratamento.


Bolsa de sangue (Foto: Reprodução/ Pixabay)


Os pacientes são tratados através da Rede Nacional de Hematologia e Hemoterapia (Hemorrede). Caso não haja esse tipo de instituição, os estados oferecem outros serviços de saúde com referência nesse tipo de caso.

Descobrir de forma precoce a doença é de extrema importância, pois em casos graves, pode ser necessária a transfusão de sangue e proporcionará uma qualidade de vida bem melhor para o portador. Geralmente o tratamento por transfusão de sangue ocorre a cada 20 dias em média.

O ministério da saúde declara que o SUS proporciona todo o caminho para tratar. O diagnóstico, monitoramento, transfusão, remédios e transplante de medula óssea, caso necessário.

 

Foto Destaque: Hemoglobina. Reprodução/ Pixabay.

VEJA TAMBÉM

 Line-up do C6 Festival foi anunciado nesta terça, dia 5  Lorena Bueri

Line-up do C6 Festival foi anunciado nesta terça, dia 5

O C6 Festival vai acontecer ano que vem em São Paulo, e terá nomes de peso como Pavement, Cat Power e Noah Cyrus; a pré venda tem início nesta quarta, dia 6
Pensando em reformulação, Corinthians demonstra interesse em Robert Renan Lorena Bueri

Pensando em reformulação, Corinthians demonstra interesse em Robert Renan

Atualmente no Zenit, o zagueiro só atuou em 17 partidas durante todo o ano; o zagueiro de apenas 10 anos é cria das categorias de base do Timão, e havia sido campeão Sul-Americano Sub-20 no ano passado.
Saiba a data marcada pela Netflix para o lançamento do terceiro filme da saga 'Através da Minha Janela: Olhos nos Olhos' Lorena Bueri

Saiba a data marcada pela Netflix para o lançamento do terceiro filme da saga "Através da Minha Janela: Olhos nos Olhos"

O terceiro filme da saga "Através da Minha Janela" teve anunciada sua data de estreia pelo canal de streaming Netflix. O filme vai narrar o desfecho da relação de Raquel e Ares, personagens centrais da trama.
Mais uma vez, Ivete Sangalo tem sua presença confirmada no Rock in Rio Lorena Bueri

Mais uma vez, Ivete Sangalo tem sua presença confirmada no Rock in Rio

A cantora estará participando pela 18ª vez do festival, que estará completando 40 anos em 2024 e irá acontecer entre os dias 13 a 15 e 19 a 22 de setembro do próximo ano
Vasco negocia participação de Bruno Praxedes nesta reta final do Brasileirão Lorena Bueri

Vasco negocia participação de Bruno Praxedes nesta reta final do Brasileirão

Cruz Maltino aposta em reforço de última hora com Bruno Praxedes diante do Bragantino, envolvendo uma possível multa de R$ 1 milhão em jogo decisivo para o clube
Luciana Gimenez revela que ofereceram dinheiro a ela para falar sobre Mick Jagger Lorena Bueri

Luciana Gimenez revela que ofereceram dinheiro a ela para falar sobre Mick Jagger

Apresentadora da "Rede Tv" e o astro dos Rolling Stones se conheceram em 1998 no Rio de Janeiro e permaneceram juntos por apenas três meses.
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo