Bem Estar

Saiba o que comer nesse período do ano

Muitos alimentos ingeridos especialmente nessa época do ano podem fazer mal à saúde. Outros, em excesso podem acabar com sua disposição. Veja quais são e como diminuir consumo de tais.

3 min de leitura
07 Dez 2020 - 13h15 | Atulizado em 07 Dez 2020 - 13h15

Pernil, farofa, frutas cristalizadas, panetone, uma imensa gama de doces...todos esses alimentos estão sempre presentes no final de ano nas mesas brasileiras. Sem perceber, talvez estejamos consumindo mais do que o recomendado. Especialmente, nessa época do ano, saiba o que comer para não começar 2021 com problemas!

Muitos alimentos apresentados nas ceias natalinas e na virada do ano podem comprometer nossa saúde, se consumidos em excesso. O panetone, por exemplo, contém ingredientes que prejudiciais à saúde, associado a um alto valor calórico. Algumas farofas também enormes quantidades de calorias.

Muito além da comida, segundo um um estudo da International Stress Management Association do Brasil (Isma-Br), nessa época do ano, o estresse dos brasileiros tende a aumentar até 75%. Isso porque no fim do ano as contas também aumentam, há um acúmulo de tarefas e a expectativa do ano seguinte. Todo esse estresse e também o excesso na alimentação, podem sobrecarregar o sistema cardiovascular.

Leia mais: Alimentação ajuda no bom humor 


Alimentação, ceia, natal, o que comerAlguns alimentos em exceso podem fazer mal ao corpo humano. (Foto: Reprodução/Pexels)


Mas, calma! Estamos falando de excessos. Uma alimentação balanceada pode te proporcionar a livre escolha daquilo que você ingere. Tudo em equilíbrio não faz mal comer, ao contrário, alguns açucares são essenciais ao corpo humano. Mas quando se trata da sobrecarga desses, o ideal é tomar cuidado.

Para evitar sérias complicações, procure sempre manter o ritmo de suas refeições, equilibrando seu prato com carnes brancas, focando em saladas e nutrientes que fazem bem ao corpo. Procure evitar ou moderar no açúcar e na gordura. O excesso de tais pode causar sérias complicações cardíacas, além do entupimento das veias do coração, obesidade e diabetes. Procure maneirar no álcool. Eventos de final de ano costumam ter a mesa cheia de bebidas alcoólicas. O álcool em excesso pode fazer você desistir facilmente de uma rotina programada ou uma dieta, além de fazer mal à saúde.

Com certeza, você quer iniciar seu ano bem. Assim, procure também fazer exercícios físicos e dormir sempre bem. Fazendo isso, seu ano vai começar em forma e você também!

 

(Foto destaque: Alimentos de final de ano. Foto:Reprodução/Pixabay)

 

 

Deixe um comentário