Saiba o que comer nesse período do ano

Publicado 07 de Dec de 2020 às 13:15

Pernil, farofa, frutas cristalizadas, panetone, uma imensa gama de doces...todos esses alimentos estão sempre presentes no final de ano nas mesas brasileiras. Sem perceber, talvez estejamos consumindo mais do que o recomendado. Especialmente, nessa época do ano, saiba o que comer para não começar 2021 com problemas!

Muitos alimentos apresentados nas ceias natalinas e na virada do ano podem comprometer nossa saúde, se consumidos em excesso. O panetone, por exemplo, contém ingredientes que prejudiciais à saúde, associado a um alto valor calórico. Algumas farofas também enormes quantidades de calorias.

Muito além da comida, segundo um um estudo da International Stress Management Association do Brasil (Isma-Br), nessa época do ano, o estresse dos brasileiros tende a aumentar até 75%. Isso porque no fim do ano as contas também aumentam, há um acúmulo de tarefas e a expectativa do ano seguinte. Todo esse estresse e também o excesso na alimentação, podem sobrecarregar o sistema cardiovascular.

Leia mais: Alimentação ajuda no bom humor 


Alimentação, ceia, natal, o que comerAlguns alimentos em exceso podem fazer mal ao corpo humano. (Foto: Reprodução/Pexels)


Mas, calma! Estamos falando de excessos. Uma alimentação balanceada pode te proporcionar a livre escolha daquilo que você ingere. Tudo em equilíbrio não faz mal comer, ao contrário, alguns açucares são essenciais ao corpo humano. Mas quando se trata da sobrecarga desses, o ideal é tomar cuidado.

Para evitar sérias complicações, procure sempre manter o ritmo de suas refeições, equilibrando seu prato com carnes brancas, focando em saladas e nutrientes que fazem bem ao corpo. Procure evitar ou moderar no açúcar e na gordura. O excesso de tais pode causar sérias complicações cardíacas, além do entupimento das veias do coração, obesidade e diabetes. Procure maneirar no álcool. Eventos de final de ano costumam ter a mesa cheia de bebidas alcoólicas. O álcool em excesso pode fazer você desistir facilmente de uma rotina programada ou uma dieta, além de fazer mal à saúde.

Com certeza, você quer iniciar seu ano bem. Assim, procure também fazer exercícios físicos e dormir sempre bem. Fazendo isso, seu ano vai começar em forma e você também!

 

(Foto destaque: Alimentos de final de ano. Foto:Reprodução/Pixabay)

 

 

Deixe um comentário