Boa alimentação melhora o bom humor e a saúde mental

Publicado 02 de Dec de 2020 às 14:58

Especialmente nesse período de pandemia, o estresse devido a correria mundana pode causar alterações de humor e prejudicar nossa saúde mental. Um meio muito eficaz para melhorar e ajudar sua saúde parte de uma boa alimentação. Uma boa dose de nutrientes adequados ao organismo pode melhorar sua qualidade de vida.

Regina Monteiro, nutricionista da equipe de promoção de saúde da Unimed João Pessoa, explica que alguns “neurotransmissores estão diretamente ligados com a serotonina”, que atua no cérebro, regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal e outras funções cognitivas do corpo.

Quando concentrada em baixa quantidade, a serotonina pode causar mau humor, dificuldade para dormir, ansiedade ou até mesmo depressão. “Uma alimentação balanceada e com nutrientes que ajudam a produção desse hormônio é fundamental”, explica Regina.

Leia mais: Dicas para ter uma alimentação saudável 


Boa alimentação, bom humor, treino, o que comer Uma alimentação rica em nutrientes revigora a saúde mental assim como o bom humor (Foto: Reprodução/Pixabay)


 A nutricionista ainda aconselha a adição de alimentos com vitaminas do complexo B nas refeições, o que inclui fígado, ovos, queijos, minerais (alguns encontrados no feijão, chia e frutas oleaginosas). Além disso, o consumo de castanhas do pará, brócolis, assim como folhas verde-escuras, ajudam a constituição da fibra alimentar e são indispensáveis.

Já o consumo excessivo de açucares e gorduras, por outro lado, pode ocasionar o desenvolvimento de transtornos. O açúcar não é um produto essencial para a fisiologia do organismo. Apesar de alimentos ricos em açúcar também produzir a serotonina, a sensação de bem-estar pode, ao longo do tempo, podem causar diversos danos à saúde, como a obesidade e o diabetes tipo 2 (que desenvolve ao longo do tempo à exposição aos fatores de risco). É preciso ficar atento quanto à adição extra de açúcar e outros componentes, como o adoçante.

Principalmente durante a pandemia, período onde as emoções se tornam frequentemente ligadas ao estresse e a ansiedade, uma alimentação saudável pode deixar seu organismo mais leve, além de relaxar sua mente e melhorar seu físico. Portanto, coma bem para viver bem!

 

(Foto destaque: Boa alimentação condiz com uma boa sáude corporal. Reprodução/Pixabay)

Deixe um comentário