Saúde

Saiba o intervalo necessário para se vacinar após ter COVID-19

Diante do aumento de casos e avanço da campanha vacinal com a dose de reforço, surgem dúvidas como: Se apresentei sintomas ou testei positivo, devo me vacinar quanto?

09 Jun 2022 - 21h11 | Atualizado em 09 Jun 2022 - 21h11
Saiba o intervalo necessário para se vacinar após ter COVID-19 Lorena Bueri

Neste momento, no Brasil, estamos vivenciando um novo aumento dos casos de COVID 19. A flexibilização das normas sanitárias, como a não obrigatoriedade do uso de máscaras e o relaxamento pós vacinação contribuiu para a sensação de que está tudo bem. Entretanto, o que mostram os gráficos é totalmente o oposto disso. Desse modo, com o avanço das doses de reforço, chegando até mesmo à quarta dose em alguns lugares do país, surgem algumas dúvidas acerca dessa nova campanha vacinal.

A quarta dose já está sendo aplicada em pessoas acima dos 50 anos e trabalhadores da área da saúde de qualquer idade. A terceira dose foi autorizada em adolescentes de 12 a 17 anos pelo ministério da saúde. Para a 4ª aplicação da vacina, é necessário um intervalo de 4 meses desde a anterior. Esse reforço serve como um adicional para que o corpo consiga criar os anticorpos neutralizantes do coronavírus.

Ao mesmo tempo que ocorre esse avanço, o número de casos segue crescente. Nas últimas duas semanas foi registrado 94% de aumento médio de casos confirmados de COVID 19 em hospitais privados.

Diante desse cenário, é comum surgir a dúvida de como prosseguir caso estiver com os sintomas da doença, caso seja sua vez de tomar a vacina.

Sendo assim, o ministério da saúde recomenda um intervalo de 30 dias após o início dos sintomas para tomar a dose de reforço. A indicação serve também para as pessoas assintomáticas que tiveram resultado positivo dos testes.


Vacina do COVID 19 (Foto: Reprodução/Pixabay)


Na realidade, não importa a dose que tomar, seja primeira, segunda, terceira ou quarta, a recomendação é a mesma, esperar um mês para fazer a aplicação. Isso acontece pois quando há o quadro infeccioso da doença, existe um aumento do número de anticorpos no indivíduo, e o ideal é que se espere uma baixa natural desses anticorpos.

Foto Destaque: Aplicação da vacina. Reprodução/Pixabay

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo