Money

Saiba mais sobre investimento anjo e sua importância para as startups

Os investidores-anjos são de grande importância para startups que estão dando os seus primeiros passos, em especial pelo componente do Smart Money. A atuação desse investidor aumenta as chances de sucesso da startup.

22 Abr 2022 - 18h00 | Atualizado em 22 Abr 2022 - 18h00
Saiba mais sobre investimento anjo e sua importância para as startups Lorena Bueri

O termo investidor-anjo é usado para pessoas físicas que investem, através de recursos próprios, em startups que tenham um elevado potencial de retorno. Geralmente esses investidores são empreendedores de sucesso que decidem dar apoio a esse ecossistema. O investidor-anjo passa a ter uma parte minoritária na empresa, ele não deve ser considerado como um sócio no negócio, em muitos casos os investidores nem chegam a ocupar uma posição executiva. Contudo envolvem-se através de mentorias e acompanhamento dos empreendedores.

Vale ressaltar que essa expressão tão comum entre as startups hoje não é uma novidade dos negócios atuais, mas se trata de um termo usado desde a década e 1920. Nessa época era comum que muitos empresários arcassem com os elevados custos que as produções teatrais tinham, eles davam todo o apoio que as apresentações precisavam e participavam de seus lucros. Com o passar do tempo esses empresários passaram a ser chamados de “anjos”.


Ilustração de investimento anjo. (Foto: Reprodução/Mirian Gasparin)


De acordo com Pietro Bonfiglioli, fundador da Fisher, uma venture Building que tem como objetivo conectar empresas e startups buscando inovação, o investidor-anjo também pode estar associado a grupos de anjos e fazer seus aportes em grupo.

Pietro acredita que esse perfil de investidor é muito importante, pois, “apesar de não assumirem uma posição executiva na empresa, investidores-anjo aportam capital financeiro, fornecem também capital intelectual, apoiando o empreendedor com sua experiência, conhecimento e networking. Por isso, ficaram conhecidos como Smart-Money. Essa atuação aumenta muito as chances de sucesso da startup, além de acelerar o crescimento”.

Os investidores-anjos são de grande importância para startups que estão dando os seus primeiros passos, em especial pelo componente do Smart Money, outro ponto é que o volume investido por uma pessoa física é menor, o que faz um maior sentido nesse período inicial, segundo Pietro.

Com base em um levantamento realizado por um grupo de investidores, a expectativa é que, no ano passado, tenham sido feitos aproximadamente R$ 80 milhões em aportes desse tipo, levando em consideração os principais investidores-anjos do país.

 

Foto Destaque: Ilustração de investimento anjo. Reprodução/abstartups.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo