Tech

Saiba mais sobre as primeiras imagens divulgadas do Telescópio Espacial James Webb

As divulgações feitas pela NASA das primeiras fotos tiradas pelo telescópio James Webb correspondem aos primeiros passos para uma grande revolução na Astronomia.

13 Jul 2022 - 20h40 | Atualizado em 13 Jul 2022 - 20h40
Saiba mais sobre as primeiras imagens divulgadas do Telescópio Espacial James Webb Lorena Bueri

O Telescópio Espacial James Webb foi lançado em dezembro de 2021, o equipamento é resultado de parcerias entre agências espaciais dos Estados Unidos, Canadá e Europa.  O James Webb tem como principal característica a captação de radiação infravermelha.

Na noite da última segunda-feira, dia 11, foi divulgada, pelo presidente dos Estados Unidos Joe Biden, a primeira imagem de um aglomerado de galáxias localizado a 4,2 bilhões de anos-luz de distância, chamado SMACS 0723, conhecido por sua massa que possui uma galáxia central com 358 vezes o peso da massa do Sol, capaz de distorcer o espaço-tempo, atuando como uma lente gravitacional que pode ampliar galáxias ao fundo, que estão mais distantes e são bem mais fracas.


Imagem da SMACS 0723 do Telescópio Espacial James Webb.(Foto: Reprodução/AgênciaBrasil)


A NASA informou durante a divulgação da imagem em comunicado que "esta fatia do vasto universo cobre um pedaço de céu aproximadamente do tamanho de um grão de areia segurado no comprimento de um braço por alguém no chão".

Imagens inéditas com detalhes da Nebulosa do Anel Sul foram divulgadas na terça-feira (12), as imagens mostram uma segunda estrala, formando um sistema binário. Devido ao fato de estarem em orbita muito próximas uma da outra pareciam ser apenas um corpo celeste.

A presença de sistemas binários já era conhecida pelos cientistas, contudo eles têm sido cada vez mais comuns do que se esperava. Segundo pesquisadores a Nebulosa do Anel Sul é uma nuvem de gás e poeira em expansão que envolve uma estrela moribunda, ela está localizada a 2,5 mil anos-luz da Terra e tem cerca de meio ano-luz de diâmetro.



O Quinteto de Stephan também foi uma das imagens capturadas pelo James Webb, nas imagens é possível ver a inter-relação de várias galáxias deste grupo, com poeiras, grandes caudas de gás e estrelas que são extraídas devido as forças gravitacionais, além dos processos que resultam na criação de algumas estrelas. O Quinteto de Stephan está localizado na constelação de Pégaso a aproximadamente 290 milhões de anos-luz de distância da Terra.

Com o James Webb será possível que a comunidade astronômica se aprofunde em muitos detalhes de galáxias e estrelas do universo, dando os primeiros passos para uma grande revolução na Astronomia.

 

Foto Destaque: SMACS 0723. Reprodução/AgênciaBrasil.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo