Bem Estar

Saiba mais sobre a dermatite seborreica e como melhorar os sintomas

Saiba mais sobre a dermatite seborreica e como melhorar os sintomas. Tal condição pode afetar rosto e couro cabeludo e especialista explica mais sobre o assunto

19 Ago 2022 - 11h12 | Atualizado em 19 Ago 2022 - 11h12
Saiba mais sobre a dermatite seborreica e como melhorar os sintomas Lorena Bueri

É bastante normal, no dia a dia, encontrar pessoas envergonhadas ou incomodadas com as conhecidas caspas caídas na roupa. Porém, nem sempre essas casquinhas sinalizam falta de higiene. Isso porque existe uma condição conhecida pelo nome dermatite seborreica, que também é capaz de afetar outras regiões do organismo.


Post do Twitter de como combater as caspas. (Foto: Reprodução/Twitter @drrondojr)


A tricologista Ana Carina Junqueira, também fundadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Medicina Capilar (IBEMC), fala mais a respeito do assunto, abordando o fato de ser uma inflamação. “A dermatite seborreica é uma inflamação crônica na pele e pode surgir em diversas áreas do corpo, principalmente naquelas que possuem um grande número de glândulas sebáceas, causando descamação da pele e vermelhidão”, explica. 

A especialista afirma que, por ser crônica, há momentos em que a situação tende para melhora ou piora dos sintomas, que podem permanecer durante meses ou mesmo anos. É mais comum encontrar manifestações da doença no couro cabeludo. Estima-se também, segundo informações do "Metrópoles”, que 40% da população do Brasil lide com as caspas todos os dias.

Ana detalha mais sobre a condição, apontando: “Caspa é, na realidade, o nome dado às casquinhas brancas que se formam devido à descamação do couro capilar. Além delas, a condição também pode resultar em manchas vermelhas, irritação e coceira, ocasionando feridas ainda maiores”

Quanto ao questionamento do que causa a dermatite seborreica, a médica afirma que os grandes influenciadores de tal quadro são a genética e a predisposição familiar. No entanto, o que também favorece o surgimento da condição são o aumento do sebo e a multiplicação de fungos que habitam a pele. Outros fatores são o uso de produtos inadequados nos fios, o que aumenta a oleosidade. 

Quanto à prevenção, o site “Biblioteca Virtual em Saúde”, tendo como fontes a Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFarma), CEMIG Saúde e a Sociedade Brasileira de Dermatologia, indica que não há uma forma de prevenir. Porém, são apresentados cuidados especiais como o uso do xampu apropriado ao tipo de cabelo.

Além disso, também são apresentados cuidados que podem ajudar a melhorar dos sintomas, como: dar preferência a tomar banhos mornos, se enxugar bem antes de se vestir, usar roupas que não retenham o suor do indivíduo, controlar o estresse físico e mental e a ansiedade, dentre outros.

Foto Destaque: De acordo com o "Metrópoles", estima-se que 40% dos brasileiros lidem com as caspas. Reprodução/Twitter @Alopexis1. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo